Marcas com propósito: como as embalagens podem comunicar posicionamentos sociais?


Foi-se o tempo em que propósito social era só mais um termo da moda no dicionário corporativo. Ou, ainda, uma tendência a ser seguida pelos negócios que buscavam seu lugar ao sol em um mercado disputado. Diante de consumidores cada vez mais exigentes, informados e engajados em causas, as marcas com propósito provavelmente serão as únicas capazes de criar conexões autênticas com seus públicos.

Nesse cenário, as embalagens de produtos podem assumir o importante papel de comunicar os posicionamentos de uma empresa. Isso porque elas são o primeiro e mais importante ponto de conexão entre o consumidor, o produto e a marca. Por isso, hoje vamos apresentar como algumas empresas nacionais e globais estão usando suas embalagens como uma estratégia para exaltar seus valores e propósitos relacionados a causas sociais.  

Natura Faces: #ColeçãoDoAmor 

Às vésperas do Dia dos Namorados de 2019 aqui no Brasil, a Natura lançou a Coleção do Amor – cinco cores inéditas de batons para a linha de maquiagens Natura Faces, que é focada no público jovem. Com o lema “No amor cabem todas as cores”, a coleção celebra a diversidade sexual. E os cartuchos dos produtos, estampados com as cores da bandeira LGBTQI+, reforçam o apoio da marca à causa, incentivando a liberdade e o orgulho dos consumidores.

eQlibri pela mudança

A marca de snacks eQlibri celebrou o Dia Internacional das Mulheres em 2019 fortalecendo seu apoio à libertação dos padrões impostos pela sociedade. As embalagens, que são o ponto de contato mais forte da marca com os consumidores, estamparam o posicionamento da empresa a favor da pluralidade feminina. Elas trouxeram ilustrações que celebram as individualidades e a diversidade dos corpos, incentivando as mulheres a se reconhecerem e se gostarem do jeito que são.

Além disso, a marca colocou por cima dos rótulos das embalagens um adesivo com a “Tabela pela Mudança”. A ação ressignificou a tabela nutricional para alertar para a diferença salarial entre homens e mulheres, em diferentes áreas profissionais. 

Skol Beats: Beats Queen

A Skol também está entre as marcas com propósito que usaram suas embalagens para dar visibilidade a uma causa social. Em junho de 2019, mês em que é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQI+, a marca – que já é reconhecida por ser aliada da comunidade – lançou uma edição especial da linha Skol Beats, com o apoio de quatro icônicas drag queens brasileiras. A Beats Queen foi inspirada no reality show Rupaul’s Drag Race e o design das latas, em homenagem às “rainhas da noite”, traz palavras que são reconhecidas no universo drag. 

Johnnie Walker e Tristan Eaton

Em 2018, o uísque Johnnie Walker ganhou uma edição especial com embalagens assinadas pelo artista de rua Tristan Eaton. A parceria com o norte-americano foi uma forma da marca apoiar e dar visibilidade à arte que vem das periferias. Para as versões Red Label, Black Label e Double Black, as mais vendidas da marca, foram criadas garrafas metálicas que reproduzem latas de tinta spray. 

Coca-Cola: Zero Racismo

Na Suécia, a Coca-Cola vestiu a camisa contra o racismo no futebol – e também fora dos campos. Antes da Copa do Mundo de 2018, a empresa havia lançado uma edição especial das latas de Coca-Cola Zero estampadas com seis jogadores da seleção sueca. Entre eles estava Jimmy Durmaz, que, durante o campeonato, cometeu uma falta que eliminou a equipe. Após esse episódio, a marca deu um passo à frente e relançou as latas no mercado com um novo texto nas latas – “zero açúcar” passou a ser “zero racismo”. 

Marcas com propósito de transformação 

Não é segredo para ninguém que as embalagens representam um importante ponto de conexão entre marcas e consumidores. E não é por acaso que a indústria e os negócios têm investido fortemente em criar soluções inovadoras, tecnológicas e adequadas aos estilos de vida de seus públicos. 

Mas para que essas conexões se tornem cada vez mais autênticas e fortes, marcas com propósito social ao redor do mundo passaram a usar suas embalagens também como uma ferramenta estratégica de comunicação. Ao transmitir seus valores e apoiar causas através delas, esses negócios constroem diálogos mais íntimos e pessoais com os consumidores, dão visibilidade a temas importantes e impulsionam a transformação do cenário social, ao mesmo tempo em que incentivam outras empresas a assumir posicionamentos ativos.