Klabin lança PineFluff eXcel, celulose fluff feita a partir do mix de fibras longas e curtas


Comprometida em oferecer ao mercado soluções inovadoras, que agreguem produtividade e sustentabilidade, a Klabin anuncia o lançamento da PineFluff eXcel, uma celulose fluff produzida a partir do mix de fibras, curta de eucalipto e longa de pinus, que tem como foco o mercado de produtos de higiene (fraldas infantis e adultas, absorventes femininos, tapetes higiênicos para pets, entre outros). Pioneira no mundo na combinação no mix de fibras de pínus e eucalipto, a solução amplia alternativas de designs diferenciados, melhorando aspectos de retenção e distribuição de líquidos, bem como maciez ao produto final que chega ao consumidor.

Em laboratório, observou-se também grande potencial do material desfibrado, fator que traz uma percepção maior de maciez ao tato e conforto no uso do produto final. Existem, ainda, vantagens competitivas associadas à distribuição logística, otimização de embalagem e menor consumo de energia na produção.

Alexandre Nicolini, diretor do Negócio Celulose da Klabin, explica que a Companhia investe constantemente em pesquisa e inovação, a fim de ampliar as possibilidades de uso da madeira e, por consequência, as soluções oferecidas ao mercado. “A produção de celulose fibra longa, que tem origem no pínus, é um grande diferencial competitivo da Klabin. O desenvolvimento de soluções a partir do mix de fibras faz parte do nosso roadmap, em especial por ser uma forma de potencializar o uso de cada fibra, entregando um produto otimizado às necessidades do cliente e que combine o desempenho operacional tradicional às propriedades diferenciadas de aplicação”, explica.

Em linha com os esforços da Companhia em prol da inovação, a PineFluff eXcel é resultado de cerca de cinco anos de trabalho, ocorridos no Centro de Tecnologia da Klabin, em Telêmaco Borba, no Paraná, com apoio das áreas comercial, P&D, industrial e serviços técnicos a clientes. A empresa já avaliava, de acordo com o pipeline de projetos, a produção do mix fibras em um único produto e identificou no mercado a demanda por alternativas complementares a celulose 100% fibra longa, que entregassem boa performance às aplicações. O produto está disponível para os mercados interno e externo.

Cabe ressaltar que a PineFluff eXcel, que está sendo produzida na Unidade Puma, em Ortigueira, no Paraná, foi projetada para chegar ao cliente na forma de bobina em folha única, que pode ser utilizada na produção de diferentes produtos absorventes. Para otimizar a produção, a Klabin investiu na integração das linhas produtivas de fibra longa e curta, com previsão de conclusão do projeto para o primeiro trimestre de 2023.

“A Klabin traz a inovação em seu DNA e, mais uma vez, estamos na vanguarda de lançamentos que integram produtividade e competitividade, levando ao cliente uma solução pioneira no mercado. A PineFluff eXcel chega para agregar ao portfólio da Companhia, fortalecendo o leque disponível ao mercado a fim de atender às diferentes necessidades dos clientes”, pontua Nicolini.

(Fonte: Suno, 17 de outubro de 2022)