Klabin e Gualapack desenvolvem embalagem exclusiva para armazenamento do álcool em gel feito a partir da celulose


A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, e a Gualapack, líder global em stand-up pouches com bico, se uniram para criar uma embalagem exclusiva para armazenamento e transporte do álcool em gel desenvolvido a partir de celulose microfibrilada (MFC), em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (organização integrante do SENAI CETIQT) e a indústria de cosméticos Apoteka. O espessante, descoberto pelo Centro de Tecnologia da Klabin, é extraído da madeira e substitui o carbopol, insumo não produzido no Brasil e escasso no mercado devido à pandemia.

A embalagem inovadora, desenvolvida em tempo recorde, é feita com papel Sack Kraft Plano da Klabin e utiliza uma laminação como barreira para manter as propriedades originais do produto. O modelo cria uma alternativa as embalagens que normalmente são utilizadas para este fim.

Este foi o primeiro projeto da Klabin em parceria com a Gualapack. O modelo desenvolvido torna a experiência do consumidor sustentável, já que tanto o álcool em gel quanto a sua embalagem reiteram as inúmeras possibilidades de fonte renovável que a companhia pode oferecer.

O papel Sack Kraft Plano da Klabin, assim como todos os produtos da companhia, é feito a partir de matéria-prima renovável proveniente de florestas plantadas e certificadas, além de serem 100% recicláveis.

(Fonte: In Press Porter Novelli, 15 de julho de 2020)

Deixe seu comentário

  • Claudia Fernandes

    21/07/2020

    Olá,

    Achei muito interessante e gostaria de saber qual é o substituto do carbomero ? Seria Hidroxietilcelulose, Hidropropilcelulose ou um outro material ? Podem compartilhar ?

    Obrigada,

    • Isabella Salibe

      30/07/2020

      Olá Claudia, que bom que gostou da matéria! Passamos o seu questionamento para a Klabin e colocamos o seu email em cópia para que eles possam te responder.