Klabin desenvolve tecnologia para impressão em braile em embalagens de papelão


Maior fabricante de caixas de papelão ondulado do país, a Klabin desenvolveu uma tecnologia pioneira para impressão em braile (sistema de escrita tátil usado por pessoas com deficiência visual) nesse tipo de embalagem.

 Conforme a companhia, a solução está disponível nas fábricas de Tijuco Preto, em Jundiaí (SP), e Goiana (PE) e o objetivo é ganhar escala gradativamente. Os principais segmentos beneficiados serão os de cartuchos e comércio eletrônico.

“Com algumas exceções, o braile se faz mais importante em embalagens que chegam ao consumidor final. Sabemos que o mercado virtual está cada vez mais aquecido e este será um marco relevante para avançarmos socialmente neste nicho”, diz, em nota, o Gerente de Novos Negócios e Produtos de Papelão Ondulado da Klabin, Luiz Carlos Walendowsky.

Uma empresa especialista na produção de facas a laser para corte e vinco deu suporte no desenvolvimento das matrizes para a marcação dos pontos que auxiliam na leitura e a Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (LARAMARA) validou a nova tecnologia.

Segundo o executivo, a nova tecnologia de impressão tem potencial de alavancar a inclusão de pessoas com deficiência visual

“Acreditamos que a inscrição do Sistema Braille em embalagens de papelão ondulado reflete o nosso comprometimento em contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária”, diz a nota da empresa.

(Fonte: Valor Econômico, 25 de novembro de 2021)