Redes varejistas revelam suas expectativas para a Páscoa 2024


O feriado da Páscoa é uma das datas mais importantes do varejo supermercadista e, apesar do protagonismo, o chocolate não é o único a ser procurado pelos consumidores nas lojas. Além dos ovos e doces que caracterizam a Páscoa, o evento reúne as famílias em refeições feitas com receitas tradicionais, especialmente os pescados. Com a proximidade do feriado, podemos considerar os resultados do período do ano passado em que o segmento de supermercados foi um dos destaques, com crescimento de 21,7% de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

De acordo com Joaquim Sousa, diretor executivo comercial do GPA, as novidades nos PDVs para a Páscoa deste ano são resultado de um trabalho em conjunto com a indústria para trazer as melhores oportunidades. “Entre as novidades nas gôndolas de nossas lojas podemos citar novos sabores e, também, as linhas com maior teor de cacau, opções zero lactose, zero açúcar e funcionais. Nossa marca própria Qualitá conta com a linha tradicional e infantil, com personagens licenciados e brindes, e o lançamento de uma opção premium, o principal da marca para a Páscoa”, explica.

Além dos chocolates, outra categoria que tem aumento na procura é a de vinhos. “Destacamos também os pescados, e os queridinhos dos clientes são filé de tilápia e cortes de salmão, além de um amplo sortimento de frutos do mar frescos e congelados como camarão, lula e polvo. Os clientes também podem degustar nosso sushi de fabricação própria, reconhecido pela qualidade e com um excelente custo-benefício, o que torna uma grande alavanca de vendas no período de quaresma”, afirma o diretor executivo comercial do GPA.

Projeções de vendas e estoque complementar

De acordo com o executivo, a empresa projetou um crescimento acima de 10% em vendas em comparação ao ano anterior e, especificamente, aumento de 20% nas vendas de chocolates. “É fundamental estar atento às tendências de consumo e às preferências dos clientes durante a sazonalidade. No varejo, a análise de dados de vendas anteriores e pesquisas de mercado são importantes para a compreensão dos itens que serão mais procurados e que atendam às necessidades dos clientes. No GPA, temos uma base de dados de comportamento dos programas de fidelidade Pão de Açúcar Mais e Clube Extra. Conseguimos prever comportamentos de consumo, bem como tendências para a Páscoa e, também, outras datas sazonais importantes”, diz Joaquim Sousa.

Para Hellen Lima, diretora comercial do Assaí Atacadista, a Páscoa é uma das datas onde micro e pequenos empreendedores percebem a oportunidade de aumentar os seus rendimentos e, por isso, a rede tem cuidado redobrado para garantir os produtos disponíveis nas lojas. “Nosso programa Academia Assaí oferece capacitação gratuita para profissionais da área de alimentação com diversos cursos voltados para a data. Já para o consumidor final, as lojas do Estado de São Paulo começarão a trabalhar com produtos da marca Havana este ano. Nossa prioridade é oferecer um mix de produtos que atenda tanto o público comerciante quanto o consumidor final”, ressalta.

De acordo com a executiva, o Assaí é visto como um parceiro dos comerciantes e uma espécie de estoque complementar, diminuindo a necessidade de compras em grandes volumes. “É fundamental mantermos nossos produtos com quantidade e com reposição constante, garantindo que os clientes encontrem o que precisam sempre que visitarem nossas lojas. Um dos principais desafios deste período é o cuidado com o calor. No verão, a temperatura demanda cuidado especial no armazenamento de produtos com refrigeração sempre constante para não perder a qualidade”, finaliza a diretora comercial do Assaí Atacadista, Hellen Lima.

(Fonte: Super Varejo, 28 de janeiro de 2024)