Alimentação fora do lar


Segundo dados do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), pesquisa realizada mensalmente pelo IFB (Instituto Foodservice Brasil), em parceria com a Mosaiclab, as 17 empresas associadas que abrangem a alimentação fora do lar fecharam o último mês do ano de 2023 com crescimento nominal de 10,3% nas vendas e real (descontado a inflação) de 5%, em relação ao mesmo período de 2022. Na comparação com mesmas lojas, o aumento nominal em dezembro/23 foi de 7% na comparação com dezembro/22; já no acumulado nominal do ano, o crescimento foi de 9,4% e nas mesmas lojas foi de 7,1%. O estudo também mostra que o canal delivery representou 18,3% do total das vendas.  

59 estabelecimentos abertos contra 14 fechados 

As lojas localizadas nos centros comerciais, como shoppings, supermercados, aeroportos e strip malls, registraram variação de faturamento de 7,9% na comparação com dezembro do ano anterior, enquanto as lojas de rua tiveram variação de 11,4%. Quanto ao número de lojas na comparação anual, o aumento foi de 1,3%, atingindo 7.029 unidades. Em dezembro/23, foram abertos 59 estabelecimentos (27 em centros comerciais e 32 em lojas de rua). Por outro lado, 14 foram fechados (7 em centros comerciais e 7 em lojas de rua). Os quiosques, que representam locais comerciais compactos, com um ponto de atendimento e menu reduzido da marca, apresentaram aumento de 2%, conforme o mesmo período de 2022, chegando a 3.341 unidades contra 3.276 em dezembro de 2022.

(Fonte: Giro News, 21 de fevereiro de 2024)