H.B. Fuller apresenta adesivos de alto desempenho para embalagens de alimentos refrigerados


A H.B. Fuller, que é uma empresa global líder em soluções adesivas para os mais variados mercados, desenvolveu uma gama de adesivos de alto desempenho aprovados para a indústria alimentícia para fechamento de embalagens expostas a baixas temperaturas, dando assim resposta a um desafio que se tem colocado a esta indústria.

Embalagens para alimentos refrigerados requerem processos específicos por parte dos fabricantes, que devem levar em conta o formato, a praticidade e um design atrativo e, sobretudo, a segurança e a resistência dos materiais, pois essas embalagens são elaboradas para que o alimento não entre em contato com o freezer e, ao mesmo tempo, devem suportar baixas temperaturas.

Segundo o relatório da Market Research Future, o mercado global de alimentos congelados deve crescer a um CAGR (Compound Annual Growth Rate – Taxa de Crescimento Anual Composta) de aproximadamente 5,7% durante o período previsto de 2018 a 2027. Um dos drivers deste crescimento está sendo a mudança nos hábitos de consumo, visto que a pandemia prolongada contribuiu em alguns dos aspectos para esta nova realidade. Por exemplo, o relatório Transformação Digital na América Latina – 2021, do Fundo Atlântico de Capital de Risco, refere que 64% das companhias latino-americanas devem apostar no trabalho remoto nos próximos anos.

Por sua vez, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), até setembro de 2020, pouco mais de 8 milhões de brasileiros estavam trabalhando em home-office. Tendo em conta estes dados, grande parte da população começou a se alimentar em casa, ajudando a movimentar ainda mais o setor de congelados, uma vez que os consumidores estavam em busca de praticidade e agilidade no dia a dia para preparar suas refeições.

O crescimento da indústria de embalagens tem sido evidente face a esta demanda. Por menor que seja a sua aplicação, os adesivos desempenham um papel fundamental para fabricação e fechamento de embalagens, mesmo em temperaturas adversas, e garantem que os produtos possam ser embalados e transportados com segurança até chegar ao seu destino – ver imagem.

“Na H.B. Fuller, temos uma equipe local experiente em desenvolvimento de produto e serviço técnico junto dos clientes, que conhece bem as necessidades da indústria de embalagens. Os nossos adesivos têm um desempenho ótimo para o fechamento de embalagens refrigeradas e ajudam a garantir a sua integridade e segurança ao longo da cadeia de suprimentos, desde o armazenamento e transporte, até à entrega ao consumidor”, disse Karina Borin, Marketing para América Latina.

(Fonte: Assessoria de Imprensa, 13 de março de 2022)