GTEX adota embalagens produzidas com resina PCR


A GTEX, em parceria com a fabricante de embalagens flexíveis Finepack e a Dow, lança novas embalagens do lava-roupas em pó Urca produzidas com resina recicladas pós-consumo (PCR). A inovação permitiu que 30% do plástico virgem utilizado nas embalagens do produto fossem substituídos por plástico reciclado de alta qualidade, acelerando o uso de soluções sustentáveis nas embalagens flexíveis.

Dessa forma, o plástico pós-consumo passa a ser um recurso valioso que é recuperado e aproveitado para um novo produto – eliminando desperdícios e reforçando o compromisso da GTEX em reduzir o impacto ambiental e atendendo às demandas dos consumidores, cada vez mais atentos às ações das empresas em relação à sustentabilidade.

A resina de polietileno PCR Revoloop, da Dow, é produzida pela reciclagem mecânica, permitindo que materiais reciclados de alta qualidade sejam incorporados em novas embalagens. O plástico pós-consumo é recolhido por cooperativas e, então, utilizado na fabricação da resina Revoloop, produzida pela Dow em parceria com a Boomera LAR. A Finepack, então, incorpora a matéria-prima na produção de novas embalagens plásticas do lava-roupas em pó Urca. “Através dessa colaboração, as empresas estão criando um futuro mais circular e sustentável”, destaca Edmur Batista do Carmo, diretor geral da Finepack.

“Além do impacto ambiental, o projeto tem um impacto social importante, pois contribui para fortalecer o trabalho das cooperativas de materiais recicláveis”, reforça Talita Santos, CEO da GTEX. “O processo de reciclagem é importante porque vai além do material em si: além de aumentar os índices de reciclagem e reduzir o desperdício, promovendo a economia circular, a resina é produzida através de parcerias com personagens locais na coleta e gestão de resíduos, ajudando a fechar o ciclo do plástico, promovendo a reciclagem inclusiva e levando ao consumidor uma opção de escolha mais sustentável”, conclui Talita.

(Fonte: Embalagem Marca, 09 de março de 2023)