FLOW COTTON é a nova linha de nitrocelulose da Nitro para tintas de impressão para embalagens flexíveis


A Nitro, fabricante de especialidades químicas, químicos industriais e insumos para o agronegócio, lança a linha FLOW COTTON, a nova família de nitrocelulose industrial na forma adensada que traz ainda mais produtividade para os clientes e inovação no portfólio de nitrocelulose para tintas de impressão para embalagens flexíveis. A Nitro investiu R$ 45 milhões no desenvolvimento do novo produto que foi resultado de três anos de pesquisas.

A família FLOW COTTON, uma evolução da linha COTTON tipo AS, traz produtos formulados com uma resina extremamente versátil, que agrega excelentes propriedades como free flowing, que garante extrema fluidez no desenvase; maior quantidade por barrica, que propicia otimização logística; e menor geração de pó, tornando a operação mais limpa e segura. Os benefícios proporcionados pela nova solução incluem os já oferecidos na linha tradicional: compatibilidade com diversas resinas e plastificantes; solubilidade em uma variedade de solventes orgânicos; baixa retenção de solventes residual; secagem e formação de filme super-rápida.

O projeto foi desenvolvido ao longo de três anos de pesquisas e desenvolvimento para chegar à solução final. “O lançamento da família FLOW COTTON concretiza o investimento na modernização da unidade de São Miguel Paulista sobretudo para oferecer um porfólio, que atenda às necessidades de nossos clientes e aumentar a capacidade de produção, com objetivo de manter a Nitro como uma das líderes mundiais na produção em nitrocelulose”, afirma Felipe Subtil, diretor de Negócios da Nitro.

Em linha com o compromisso de buscar continuamente soluções para simplificar processos e agregar valor aos negócios dos seus clientes, a Nitro investe 2% de sua receita líquida anual em P&D. O resultado é o desenvolvimento de produtos que contribuem para aumentar a competitividade e melhorar a performance, por meio de soluções customizadas para cada segmento de atuação, que inclui tintas de impressão para embalagens flexíveis, esmaltes de unhas, tratamentos para superfícies de madeira, couro e repintura automotiva, entre outros.

(Fonte: CDICOM, 13 de março de 2023)