Filmes antifog da Terphane melhoram a aparência e garantem segurança alimentar


Em resposta à crescente demanda dos consumidores por embalagens que garantam conveniência, eficiência, aumento de vida de prateleira (shelf life) e segurança alimentar, a Terphane, líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player global, desenvolveu uma linha de filmes PET que atende aos requisitos de aparência e segurança.

E esta preocupação é ainda maior quando falamos do segmento FLV (frutas, legumes e verduras). Os consumidores querem produtos frescos, mas não abrem mão da segurança e da aparência. Assim, as embalagens devem ter sua hermeticidade garantida e garantir também um maior shelf life para estes itens; se forem transparentes, permitindo a visualização clara dos alimentos, ainda melhor.

Contudo, as embalagens transparentes tradicionais para gôndolas refrigeradas têm que resolver outro problema: evitar o efeito de embaçamento (fog) que ocorre quando a umidade interna condensa na superfície interna da embalagem, formando pequenas gotas que podem impedir ou distorcer a visualização do produto. E isto sempre resulta em perda de vendas e aumento do desperdício de alimentos.

Para atender a este mercado, a Terphane desenvolveu uma linha de filmes PET antifog seláveis, usados com sucesso nos Estados Unidos e Europa como tampas (lidding) para bandejas de FLV. A solução proposta consiste em bandejas de poliéster (APET), seladas com filmes de PET, possibilitando uma alternativa a embalagens utilizadas no setor.

E como o filme antifog da Terphane funciona? Quando a umidade na embalagem condensa na superfície do filme, o filme antifog mescla esta condensação, possibilitando uma visão clara e limpa do produto, garantindo a aparência de produto fresco e, portanto, atraindo mais a atenção dos consumidores.

São diversas grades de filmes com tratamento antifog, inclusive com atributos como easy-peel (fácil abertura) ou lock seal (selagem permanente) e o inovador sistema resselável (Sealphane Reseal). Entre os filmes antifog do portfólio da empresa, destaque para:

Sealphane 10.63CTAF: desenhado para selar em bandejas APET de produtos frescos ou refrigerados. As bandejas seladas com o Sealphane 10.63CTAF tem alta transparência, redução de fogging e são fáceis de serem abertas pelo consumidor, e ainda são tamper evident (mostram possíveis violações).

Sealphane 10.94TAF: desenhado para uso em embalagens flowpack, stand-up pouches (SUP) ou bandejas APET. A selagem resistente permite embalar produtos pesados e também garante tamper evidence no caso de tampas para bandejas.

Normalmente, os filmes antifog BOPET tradicionais usam coatings químicos à base de solventes para a selagem a quente. Graças a um processo de coextrusão altamente tecnológico, os filmes da Terphane têm o agente antifog incluído em sua própria estrutura, o que garante o prolongamento da propriedade antiembaçamento e uma melhoria considerável da selagem, inclusive com redução da temperatura necessária. Estes são atributos bastante importantes para os brand owners, varejo e para o consumidor final. A solução antifog da Terphane também é ambientalmente positiva, facilitando a reciclagem pós-consumo por tratar-se de uma embalagem mono material.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Terphane, 13 de agosto de 2020)