Euromonitor: inovações em home care


Atendendo à demanda dos consumidores por eficiência, sustentabilidade e bem-estar

A inflação e o aumento dos custos de energia são as principais forças motrizes por trás da inovação de produtos nos cuidados domésticos, permitindo um consumo de energia mais eficiente, especialmente no cuidado da roupa e da louça. Isto também funciona como uma alternativa mais sustentável para uma base crescente de consumidores ambientalmente conscientes em todo o mundo. Além disso, a crescente consciencialização dos consumidores sobre o autocuidado e o bem-estar está sendo abordada através de um maior foco em características como o aroma no lançamento de novos produtos, especialmente no cuidado do ar.

A inovação de produtos ajuda a gerenciar o consumo de energia

A Euromonitor International espera um valor CAGR melhorado de 6% para cuidados domésticos a nível mundial entre 2024-2028, com as marcas a continuarem a investir em inovações funcionais e sustentáveis ​​de alto valor, acompanhadas por campanhas de marketing generalizadas. O aumento da pressão sobre os orçamentos dos consumidores cria um ambiente onde o desenvolvimento de produtos em torno de uma melhor gestão de recursos pode não só ser apelativo para os consumidores que procuram poupar dinheiro, mas também oferecer uma alternativa mais sustentável. Isso vai desde o desenvolvimento de produtos para lavagem a frio até produtos de limpeza que requerem menos água durante o uso.

Segundo a Pesquisa Voz do Consumidor: Estilo de Vida da Euromonitor International, realizada de janeiro a fevereiro de 2023, 44% dos consumidores pretendem reduzir o consumo de energia.

Em 2022, a Fairy lançou seus produtos de lavagem de louça Fairy Max Power Original e Fairy Platinum Plus, incentivando os consumidores a economizar tempo, energia e dinheiro.

Com melhorias adicionais na formulação do detergente, garantindo um forte desempenho apesar das temperaturas mais baixas, a lavagem a frio deverá continuar a ser uma das tendências mais influentes da indústria durante o período de previsão.

Os consumidores estão fazendo escolhas mais sustentáveis

Os dados de inovação da Euromonitor International mostram uma forte presença de declarações “amigas do ambiente” nos lançamentos de novos produtos de cuidados domésticos, à medida que a procura dos consumidores por conveniência e sustentabilidade está a impulsionar uma mudança nos formatos, formulações e embalagens dos produtos. 64% dos consumidores tentam ter um impacto positivo no ambiente através das suas ações diárias

O ano de 2022 viu surgir uma maior disponibilidade de folhas para lavar roupa no varejo. O crescente interesse nestes produtos concentrados e sem líquidos não é surpreendente, dadas as significativas oportunidades de redução de custos que lhes estão associadas, sendo ao mesmo tempo uma alternativa ecologicamente consciente aos detergentes para a roupa tradicionais.

Essas folhas são projetadas para se dissolverem completamente em 60 segundos a temperaturas tão baixas quanto 20°C, tornando-os adequados para lavagem à mão e na máquina. A sustentabilidade é o foco principal, com o produto projetado para minimizar embalagens, alojado em carteiras recicláveis ​​e oferecendo facilidade de transporte e armazenamento, ocupando assim menos espaço.

O papel do perfume na melhoria da experiência do usuário

Os consumidores estão reconstruindo muitos aspectos da vida doméstica em torno de uma maior sensibilidade ao bem-estar e ao autocuidado. Como o perfume continua a ser uma das características de produto mais influentes para os consumidores, juntamente com a relação custo/benefício e as alegações de desempenho, isto representa uma oportunidade para as marcas de cuidados domésticos reverem o papel do perfume através das lentes do bem-estar.

As fragrâncias não apenas elevam as experiências do usuário, mas também fornecem um meio acessível para os consumidores criarem um ambiente confortável. Por exemplo, a marca de imersão sensorial Lifelines foi lançada nos EUA em 2023, com o objetivo de proporcionar alívio do estresse através dos seis sentidos, com os primeiros produtos focados no olfato. A marca oferece difusores e blends de óleos essenciais em cinco famílias de aromas e quatro blends de bem-estar (Calm, Energy, Focus e Joy).

Num contexto de crescentes restrições orçamentais dos consumidores, dar prioridade à inovação e ao desenvolvimento de produtos na gestão de energia não só atrairá aqueles que procuram poupanças, como também proporcionará uma solução sustentável. Além disso, a tendência contínua de bem-estar proporcionará uma oportunidade para as marcas de cuidados domésticos analisarem como os perfis, formatos e funcionalidades dos aromas podem ser implementados através dos seus produtos para melhorar as experiências sensoriais dos consumidores.

(Fonte: Household Innovation, 11 de abril de 2024)