Estudantes do Amazonas criam embalagem com escamas de peixe


Ao fazer compras, praticamente tudo vem embalado. Por isso, as embalagens, embora não pareçam, são parte fundamental do consumo consciente. Afinal, muitas vezes, será o primeiro item a ser descartado.

Pensando em alternativas para reduzir o impacto ambiental, alunos do ensino médio estadual do município de Manacapuru (AM) desenvolveram embalagens biodegradáveis feitas a partir da escama de peixes.

Para criação das embalagens sustentáveis, os alunos fizeram um levantamento bibliográfico de artigos científicos e manuais técnicos.

Após a leitura e a constatação das possibilidades, foram coletados quatro quilos de escamas nas feiras populares de Manacapuru.

Os resíduos, que geralmente acabam incineradas ou em aterros sanitários, passaram por um processo para a retirada da hidroxiapatita e das fibras algodonosas.

Em um período de seis meses, os estudantes produziram em laboratório protótipos de biocopos e bioembalagens, devidamente testados.

Os resultados foram excelentes e abrem caminhos para uma nova perspectiva econômica e social para a Amazônia.

Professor de biologia e um dos mentores dos alunos, Cosme de Carvalho destaca que o projeto proporciona para a comunidade, principalmente as ribeirinhas e pesqueiras, uma nova fonte de renda com sustentabilidade, contribuindo para minimizar os impactos ambientais.

“E para os alunos, possibilitou a aplicação dos conhecimentos teóricos na produção de um projeto científico que poderá fortalecer sua vida acadêmica”, disse o professor.

(Fonte: Recicla Sampa, 02 de fevereiro de 2022)