Espessante acrílico garante desempenho e sustentabilidade em revestimento para embalagens de papel


As embalagens de papel, fundamentais nas indústrias de alimentos e bebidas, possuem muitas exigências de qualidade, inclusive na questão regulatória, com a adequação para que tenha contato com alimentos. Para algumas utilizações, é preciso um revestimento especial que garanta a impermeabilização e os fabricantes têm sido desafiados a desenvolver soluções cada vez mais duráveis, confiáveis e sustentáveis.

Para um revestimento de papel que possa atender essas demandas a BASF desenvolveu o espessante acrílico ASE Acrosol® 1587. Ele tem o papel fundamental de aumentar a viscosidade dos revestimentos e formulações para papel, interferindo diretamente na reologia, possibilitando uniformidade, eficiência do processo e desempenho final do produto.

Além desses requisitos e da conformidade com agências reguladoras como Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), FDA (Food and Drug Administration – Estados Unidos), BFR (Blood Flow Restriction) e GB Standarts (China), o produto cumpre importante aspectos de sustentabilidade, como baixo VOC (compostos orgânicos voláteis), é livre de amônia e de APEO (alquilfenol etoxilado).

A solução pode ser aplicada em máquinas de alta velocidade, é livre de plastificantes, e quando combinado com aglutinantes, resulta em uma boa viscosidade e retenção de água.

(Fonte: Máquina CW, 10 de agosto de 2022)