Embalagens personalizadas: como elas podem aproximar marcas e consumidores?


“Como as embalagens podem ajudar as marcas a ganhar competitividade no mercado?”. Essa é uma daquelas perguntas que permitem uma enorme variedade de respostas verdadeiras, não é mesmo? Mas, ainda assim, é possível afirmar que muitas das soluções envolvem utilizá-las como ferramentas para criar conexões mais fortes com os consumidores. E, nesse sentido, as embalagens personalizadas podem ser ótimas aliadas! 

Personalização como estratégia

Em uma época marcada pela comunicação massificada e, muitas vezes, padronizada, investir em uma estratégia de personalização passa a ser um grande diferencial de mercado. Afinal, o que possui mais chances de despertar interesse nas pessoas: aquilo que é exclusivo ou que é uniformizado? 

Hoje, mais do que nunca, consumidores estão atrás de experiências únicas, memoráveis e que acrescentem algo de novo ao momento de compra. Por isso, desenvolver um produto a partir de suas preferências, necessidades e características é uma boa forma de cultivar um relacionamento mais próximo e duradouro com eles. 

A personalização vai ao encontro de uma importante necessidade humana: a de se sentir notado e valorizado. Sabe quando encontramos um produto que parece ter sido feito para nós? A sensação é ótima, concoda? E é isso que um produto personalizado consegue provocar, gerando mais identificação com a marca e aumentando o engajamento das pessoas com ela.

Bons exemplos no mercado

A personalização pode ser aplicada de diversas formas nas embalagens. Desde a criação de um design realmente exclusivo e feito sob medida até um que provoque o reconhecimento por parte de um grupo de consumidores (como a edição especial da vodca Absolut em prol da causa LGBT+). Hoje, com as novas tecnologias, criar embalagens personalizadas ficou mais prático, o que vem fazendo com que essa estratégia seja usada com mais frequência.

A Coca-Cola, por exemplo, tem experiências de bastante sucesso nesse ramo. Após a produção das clássicas latinhas com nomes impressos no rótulo – o que, inclusive, tornou o refrigerante um item colecionável, na época – a marca criou um serviço de customização de embalagens em seu site. Através dele, é possível comprar garrafinhas da bebida com mensagens inventadas pelos próprios consumidores para uso pessoal ou para eventos especiais, como casamentos, aniversários e formaturas.

Outro exemplo interessante de embalagens personalizadas vem da marca de uísques Johnnie Walker. Em uma edição especial do Red Label, chamada “Red is The New Bottle”, os consumidores podiam ter a sua própria imagem na garrafa da bebida. Bastava enviar uma foto na mesma pose do Striding Man (o homem caminhando que compõe o logo da marca) para que um time de profissionais a transformasse em uma ilustração para o rótulo da garrafa, que seria entregue na casa da pessoa. 

São estratégias como essas que permitem que os consumidores interajam com as marcas de forma ainda mais íntima e interessante, priorizando a identificação com seus valores. Por meio das embalagens personalizadas, a experiência de compra torna-se mais memorável, divertida e interessante, o que incentiva uma relação mais próxima entre pessoas e empresas. 

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  • Leila Rodrigues de O

    30/10/2019

    Tem alguma restrição para embalagem externa quanto as informações impressas na caixa quanto a nossa marca / Razão Social / CNPJ / Produto / Composição / Quantidade / Peso líquido / Peso bruto / Nr. do pedido ?

    • Olá Leila,
      Entramos em contato com você por e-mail. Continuamos à disposição.