Embalagens de café mudam a partir de janeiro. Veja as alterações!


O cafezinho é parte fundamental no dia a dia do brasileiro. Seja pela manhã, no intervalo do trabalho, depois do almoço, à tarde, ele sempre está presente na nossa rotina.

O Brasil é o segundo consumidor global de café, com 21,5 milhões de sacas de 60 kg no último ano, somente atrás dos EUA, maior consumidor de café em todo o planeta. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria do Café.

A partir de 2023, as embalagens do cafezinho que você compra no supermercado virão um pouco diferente.

O Ministério da Agricultura aprovou via portaria SDA 579 o novo padrão oficial de classificação do café torrado. O trabalho foi elaborado entre representantes da indústria e do Ministério e definem novos padrões como os requisitos de identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação e marcação ou rotulagem na embalagem.

As mudanças entram em vigor em 01 de janeiro. Entre elas, as embalagens de café terão que apresentar de forma obrigatória o tipo de café e o grau da torra. Existe um limite de 1% de quantidade de detritos e impurezas que podem estar presentes na embalagem. Ainda segundo a normativa, o café descafeinado não poderá ter um teor de cafeína superior a 0,1%. O Ministério da Agricultura fiscalizará todo o processo, da fábrica aos pontos de venda.

(Fonte: Leonardo Nocete, 24 de maio de 2022)