Novas embalagens valorizam o bem-estar


À medida que a crise do coronavírus aumenta o ritmo e a ansiedade do consumidor em torno dos problemas de saúde e bem-estar, aumentam os benefícios de bem-estar que vão sendo comunicados nas embalagens – de novos designs e slogans tranquilizadores à estética científica. É o que apurou a WGSN by Ascential empresa britânica de previsão de tendências, em avaliação da especialista em tendências em embalagens, Harriet Kilikita.

De acordo com a WGSN, as marcas procuram criar embalagens que comuniquem um senso de especialização e formulações eficazes com a aparência das embalagens amigável, para atrair consumidores ansiosos e focados no autocuidado. A sustentabilidade também é uma preocupação importante

Tendências sustentáveis, científicas e tranquilizadoras

Sustentável: embalagens orientadas para design, que possam ser reutilizadas ou facilmente recicladas, em uma abordagem ecológica.

Sensação tranquilizadora: à medida que a Covid-19 se espalha por todo o mundo e os consumidores experimentam maior ansiedade em se manter saudável, oferecer segurança com slogans amigáveis e acessíveis fazem com que o bem-estar pareça gerenciável e acessível.

Tornar o bem-estar premium: de maneira a causar sensação aspiracional às ofertas de bem-estar, como o foco em unboxing sustentável, ou o ato de desembalar e de entrega eficiente ao primeiro contato do cliente com a marca, especialmente em e-commerce,  ou o uso de uma luxuosa paleta de cores escuras, aponta o estudo.

Enfatizar a qualidade das fórmulas nas embalagens: tons calmantes naturais destacam uma abordagem natural ou uma estética inspirada na ciência para apontar os ingredientes

Bem-estar sustentável

“Bem-estar e sustentabilidade estão se entrelaçando cada vez mais, à medida que os consumidores buscam produtos que são bons para eles próprios e também para o planeta,” aponta Harriet.

Os compradores atualmente se preocupam bem mais com o impacto ambiental dos produtos. Na Inglaterra a marca de papel higiênico Bumboo usa fita para selar caixas feitas com papel kraft e adesivo à base de plantas, reforçado com fibras de vidro. Outro exemplo, é que na indústria cosmética brasileira há diversos fabricantes de bisnagas de alumínio para o mercado cosmético – e algumas marcas que usam esse tipo de embalagem.

Recipientes reutilizáveis para lavagem das mãos, dando uma segunda chance às embalagens, é também uma tendência. E entre outras, no Brasil, a utilização de PET reciclado para diversos produtos da indústria, ou do plástico verde, criado pela Braskem, a partir da cana-de-açúcar, embalagens refiláveis, sistemas de logística reversa, todos empregados por muitas marcas, pequenas, médias ou grandes, como O Boticário e Natura.

Bem-Estar na linha de frente

Um visual inspirado na ciência adiciona um senso de experiência aos produtos de bem-estar, com uma estética nova e limpa que evolui da tendência de rótulos limpos.

Formatos fáceis de usar e inspirados na ciência, como pipetas, frascos ou conta-gotas de vidro inspirados em fármacos, para refletir ingredientes ativos e fórmulas eficazes.

Para a expert da WGSN, toques de cores através de fontes ou gráficos podem aquecer designs limpos e tornar os produtos mais acessíveis.

 “A embalagem oferece uma visão mais realista da tendência de bem-estar em tons pastel, para designs calmantes que refletem fórmulas naturais e discretas,” indica.

“Combinar tons suaves com texturas foscas para uma abordagem consciente. Gráficos e fontes mínimos para criar uma estética organizada e formas arredondadas para criar embalagens que sejam confortáveis de segurar”, sugere.

Ela indica também embalagens em formatos simples e reutilizáveis, como jarros e garrafas de vidro, por exemplo, para incentivar os consumidores à reutilização.

(Fonte: Cosméticos BR, 09 de abril de 2020)

Deixe seu comentário

  • VANESSA MOLINA PAULI

    20/04/2020

    Vocês poderiam citar as embalagens realmente sustentáveis como a Juta, a Castanhal é associada é nunca nos procuraram

    • Isabella Salibe

      20/04/2020

      Vanessa, boa tarde, tudo bem? Infelizmente, a Castanhal não é associada à ABRE, mas será ótimo ter vocês conosco. Posso pedir para a nossa executiva de contas entrar em contato com você? Qual o seu e-mail? Se preferir envie uma mensagem para comercial@abre.org.br e será um prazer explicar como você pode fazer parte do nosso quadro de associados. Ficamos no aguardo! Abraço