Embalagens cartonadas têm oportunidade de crescimento no setor de bebidas


Embora já tenha presença nas prateleiras, esse tipo de embalagem ainda tem potencial para chegar a outros mercados, com diversas oportunidades promissoras

As embalagens cartonadas estão presentes no cotidiano das famílias, seja no leite, sucos, chás e até no leite condensado e creme de leite. Sua relevância para o setor alimentício e de bebidas está presente na praticidade, segurança e proteção do conteúdo. Embora já tenha presença nas prateleiras, esse tipo de embalagem ainda tem potencial para chegar a outros mercados, com diversas oportunidades promissoras.

Dentre os potenciais mercados com oportunidade para es embalagens cartonadas, um dos mais relevantes é o das bebidas proteicas, tendência em alta. Segundo dados da Mondor Intelligence, esse mercado foi avaliado em US$ 1.341,76 milhões em 2020, e deve ter uma taxa de crescimento anual de 7,72% entre 2022 e 2027.

Ainda no mercado de consumo de alimentos e bebidas saudáveis, as bebidas plant-based (à base de plantas) está entre as que podem ser acondicionadas nesse tipo de embalagem, em razão de seu alto valor agregado. Este segmento tem foco principalmente no público vegetariano, vegano, alérgico à lactose ou em busca de uma vida mais saudável.

Em contrapartida, o mercado de bebidas alcóolicas também é um mercado promissor para as embalagens cartonadas, porém, enfrentaria o hábito do consumidor das embalagens de alumínio e vidro. Recentemente, foi lançada a BevBox, primeira bebida alcoólica pronta para consumo envasada em embalagem cartonada. Criada pela startup Babuxca, foi desenvolvida por meio do programa de aceleração de startups da Tetra Pak.

Já o mercado de água, produto tradicionalmente envasado em embalagens plásticas, vem crescendo também em embalagens cartonadas. Entre 2020 e 2022, pelo menos três marcas lançaram seus produtos no Brasil, como a A9, Água na Caixa e Simply Water. A embalagem oferece uma alternativa mais sustentável ao público, por combinar aspectos de renovabilidade, reciclagem e pegada de carbono. Esse tipo de embalagem não oferece oportunidade apenas para o mercado de bebidas, pois alimentos pastosos e sólidos também possuem grande potencial.

Recentemente, a Cepêra apresentou sua nova linha de molhos de tomate envasada em embalagem Tetra Recart, cartonado exclusivo para alimentos sólidos e semissólidos.

Dessa forma, as marcas possuem grande oportunidade de inovação e sustentabilidade além do produto, englobando também seu acondicionamento em embalagens de origem sustentável e recicláveis, como é o caso das soluções à base de papel.

(Fonte: Portal Packaging, 05 de abril de 2024)

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