Consumidor infantil: como se comunicar com ele por meio das embalagens?


Entre os diversos nichos de mercado, o consumidor infantil é um dos mais significativos para as marcas. Isso porque eles compõem um público específico, com necessidades e desejos, e têm alto poder de convencimento junto aos pais. Isso é comprovado por uma pesquisa da TNS InterScience, que mostrou que 80% das crianças exerce influência nas compras da família — e essa característica fica mais forte com a idade, principalmente na faixa dos 11 aos 13 anos.

A verdade é que não faltam estímulos de consumo para as crianças, desde comerciais na televisão até anúncios nas redes sociais. Aliás, com um acesso cada vez maior à internet, os pequenos têm se informado e expressado suas vontades cada vez mais. Muitos, inclusive, tornam-se influenciadores digitais mirins. E assim, desde muito cedo, acompanham tendências de mercado, apresentam suas opiniões e escolhem produtos e serviços. 

É neste cenário desafiador que as marcas precisam traçar as melhores estratégias para sair à frente de seus concorrentes e ganhar a preferência dos consumidores infantis. E, claro, sempre respeitando as diretrizes da Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que foi publicada em 2014 e define as regras da publicidade destinada às crianças no Brasil.  

Um caminho interessante para as empresas é investir em embalagens que proporcionam experiências, estimulam a criatividade e dialogam de forma honesta com os pequenos e seus pais. Neste artigo, conheça algumas marcas que já colocam em prática essa ideia!

Toddynho dá o seu recado 

Para conquistar a preferência das crianças, as marcas geralmente se comunicam diretamente com elas. Mas a Pepsico decidiu ir além e aproveitou suas embalagens para desenvolver uma ação que vale para toda a família: o Toddynho Recadinho

Para isso, lançou edições especiais do achocolatado que trazem na lateral da caixinha mensagens de carinho e encorajamento, criadas com a ajuda de um educador. São oito frases diferentes, que incentivam a conexão e o diálogo entre pais e filhos, para que as relações sejam cada vez mais próximas e enriquecedoras. 

Cheetos brilha no Halloween 

Em celebração ao Halloween, a marca de salgadinhos Cheetos lançou uma embalagem que brilha no escuro, criando um efeito fotoluminescente. Assim, o consumidor infantil pôde interagir com a imagem do saquinho e fazer suas “travessuras”, aproveitando o produto na decoração da festa temática. 

Para atingir esse efeito, foi aplicada na arte final uma tinta com o pigmento especial “glow in the dark”, em tecnologia flexográfica. Nessa tinta, cristais fotoluminescentes absorvem a energia da luz ambiente e a liberam quando estão no escuro. 

Na campanha de lançamento, os pontos de venda foram reforçados com displays impressos com o mesmo tema gráfico da embalagem — que, inclusive, saiu vencedora do Prêmio ABRE 2019 com o Bronze na categoria Embalagem – Alimentos salgados.

Trá Lá Lá Kids agrada pais e filhos

O novo lançamento da Phisalia é destinado às crianças, mas consegue agradar a família toda. A linha infantil de higiene pessoal Trá Lá Lá Kids ganhou uma nova embalagem para xampus e condicionadores, com válvula pump (dosadora) e tamanho reduzido de 250 ml, que oferece mais praticidade e economia na hora do banho. 

Para o rótulo, foram apresentadas duas versões já conhecidas da garotada: uma com imagens de personagens licenciados — Minions, Liga da Justiça e Little Pony — e outra com desenhos da própria marca, das linhas Eu Amo Cachos, Hidrakids e Sem Embaraço

Dr. Botica encanta consumidor infantil 

As “poções” da Coragem, Coração e Amizade são as novas colônias infantis da Boticário para agradar a criançada. Trazendo a essência do personagem Dr. Botica, as embalagens inovam por serem práticas: além de serem projetadas no formato erlenmeyer (balão), o que facilita o manuseio, elas possuem uma tampa de fácil remoção.

Já a segurança foi garantida pela válvula pump (dosadora), que impede o vazamento ou desperdício do produto, e pelo material do frasco, que é um plástico bem resistente e reciclável. 

As ilustrações das embalagens e as tampas em formato de coração, escudo e estrela dão vida aos produtos e incentivam a imaginação dos pequenos. O resultado foi o aumento do volume de vendas em 15% e o reconhecimento do projeto no Prêmio ABRE 2019, com o Ouro na categoria Design Estrutural – Forma.

Como você pôde observar nos exemplos acima, as empresas que estão antenadas com as tendências do mercado conseguem criar ações inovações mesmo quando os desafios são muitos. Com criatividade e diálogo, é possível atrair a atenção e satisfazer as necessidades do consumidor infantil, que está cada dia mais conectado.