Dow divulga os vencedores do Packaging Innovation Awards 2021


Em uma cerimônia virtual, realizada no último dia 31 de março, a Dow anunciou os ganhadores do Prêmio Packaging Innovation Awards 2021, que representaram as melhores inovações focadas em sustentabilidade para diversas aplicações.

Há mais de três décadas, o Packaging Innovation Awards reconhece projetos de embalagem excepcionais de todo o mundo, apresentando os avanços mais inovadores com base nos critérios de sustentabilidade, desenvolvimentos tecnológicos e experiência aprimorada dos usuários.

O maior reconhecimento desta edição, o Diamond Award (prêmio Diamante), foi para OF Packaging e sua bolsa stand-up reciclável e de alta barreira Brookfarm, que demonstrou excelência em todos os critérios de julgamento. OF Packaging recebeu um desafio do seu cliente Brookfarm para criar uma estrutura de embalagem de alta barreira para proteger seus produtos de muesli e granola, que também podem ser reciclados nos processos de calçada. A inovadora embalagem ‘Roll n Recycle’ foi criada em colaboração com seus parceiros PREP Design e Results Group.

“A recuperação de embalagens em fim de vida é um desafio. Normalmente, as embalagens flexíveis não são reconhecidas com facilidade por máquinas de recuperação de materiais e a coleta manual desses materiais é difícil – se não, impraticável”, explica Joe Foster, CEO do Close the Loop Group e diretor administrativo da OF Packaging. “Foi preciso muito envolvimento de nossa equipe e dos nossos parceiros, além de mais de um ano de trabalho duro e testes para tornar essa nova embalagem uma realidade. Muitas vezes, a reciclagem de embalagens começa em casa, então, nossa solução permite que os consumidores transformem a embalagem plana vazia 100% polietileno em uma forma 3D, adequada para sua lixeira, para que esteja pronta para reciclagem através dos processos existentes. É uma grande honra receber o Prêmio Diamante e estamos muito gratos por este reconhecimento por profissionais da indústria de todo o mundo.”

Um grupo de juízes independentes de sete países, que representava mais de 300 anos de experiência combinada no setor, avaliou 189 propostas de empresas do mundo todo e projetos de embalagens que vão desde aplicações de alimentos e bebidas a cuidados domésticos e até produtos eletrônicos. Além do vencedor do Prêmio Diamante, 35 outros projetos inspiradores foram reconhecidos: nove vencedores finalistas Diamante, 13 prêmios Ouro e 13 ganhadores Prata.

“A Dow e a indústria de embalagens têm metas muito ambiciosas para acabar com o desperdício, fechar o ciclo e proteger o clima. Olhando para as inscrições deste ano, temos certeza de que estamos na direção certa. Há um foco robusto no projeto para a reciclabilidade, que inicia o ciclo virtuoso e permite que marcas e consumidores desempenhem seu papel na criação de uma economia circular. Também é bom ver a atenção dada à eficiência de recursos e materiais mais seguros”, diz Diego Donoso, presidente de negócios da Dow Packaging & Specialty Plastics. “Meu agradecimento a todos os participantes e à equipe organizadora por um evento de premiação envolvente e energizante.”

A experiência dos prêmios

“O que tornou o 2021 Packaging Innovation Awards particularmente emocionante foi o encontro cara a cara, o que permitiu que os jurados se envolvessem em discussões animadas com muito entusiasmo”, conta o juiz David Luttenberger, diretor global de embalagens do Mintel Group, Ltd. “Com essas inscrições, vi como estamos entrando em uma nova fase, ou próxima geração, de soluções sustentáveis, que gosto de chamar de soluções responsáveis. Porque a responsabilidade traz consigo uma espécie de intuição. E vimos isso neste ano, especialmente com o ganhador Diamante criando uma solução com a capacidade de ação do consumidor em mente.”

Brasil e América Latina tiveram destaque entre os vencedores com um total de

8 prêmios e um finalista na categoria principal Diamond. Confira a lista dos vencedores da nossa região:

Finalista Diamante:

  • Embalagens coletivas Kleenex Collective pack por Kimberly-Clark – México

Vencedores do Prêmio Ouro:

  • Tampa giratória Dupla ação da SBP
  • Bolsa stand-up de polietileno reciclável por Microplast-Coldeplast
  • Embalagem de energia multiuso Veja com acionador ‘snap on’ por Reckitt Benckiser
  • Garrafa de água reciclada gravada a laser por VALGROUP & Danone
  • Embalagens recicláveis de erva-mate por Molinos Rio da Prata

Vencedores do Prêmio Prata:

  • Barreira de plasma para embalagens de agroquímicos por UNIPAC
  • Embalagem de alimentos de cana-de-açúcar por Foldsign.co

O vídeo da cerimônia de premiação de 2021 está disponível na página do YouTube da Dow. Para conhecer todas as embalagens vencedoras, visite o site aqui.

Os prêmios continuam a reconhecer soluções de embalagem de classe mundial que demonstram avanço tecnológico, embalagem responsável e experiência aprimorada do usuário. Incentivamos todos do setor a participar do programa Packaging Innovation Awards 2022. Mais informações serão postadas em http://www.DowPackagingAwards.com e em @DowPackaging no Twitter e Dow Packaging & Specialty Plastics no LinkedIn.

(Fonte: Agencia Oriba, 04 de abril de 2022)