Dia Internacional da Cerveja: Mercado da bebida na lata de alumínio cresce, em média, 4% ao ano na América do Sul


Aumento é calculado em litros de cerveja consumidos na embalagem que é 100% reciclável e reciclada.

Pensar na latinha é remeter, quase automaticamente, à cerveja e, atualmente, o Brasil ocupa a 3ª posição mundial na produção de ambos. Mesmo com o surgimento e o crescimento de novas categorias no envase, a bebida, cujo dia internacional é comemorado na primeira sexta-feira de agosto, ainda protagoniza o mercado de latas de alumínio. E, segundo a Kantar, com o passar dos anos, a embalagem, sinônimo de praticidade e tida como a mais amiga do meio ambiente por ser 100% e infinitamente reciclável, só aumentou sua demanda e, em 2021, chegou a ser responsável por quase 80% de todas as embalagens de cerveja consumidas no país.

Um exemplo disso é o fato da Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio e maior fabricante de latas do Brasil, ter uma atuação, na América do Sul, que apesar de bem pulverizada em diferentes categorias de bebidas, destina boa parte de seus produtos para cervejarias de todos os tipos – desde as de grande porte e alcance nacional e internacional, até os pequenos produtores e cervejeiros artesanais.

De acordo com dados gerados pela área de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Ball, a região tem registrado importante crescimento em litros de cerveja consumidos na lata nos últimos três anos, com 4% de crescimento médio ano a ano desde 2020. Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, países onde a Ball está presente, representam mais de 80% desse crescimento.

(Fonte: Edelman, 04 de agosto de 2023)