Dez previsões de consumo, na visão da IDC


A economia global continua a caminho de seu “destino digital”. Nas contas da IDC, 65% do PIB global será digitalizado este ano, gerando US$ 6,8 trilhões em gastos com TI de 2020 a 2023. Para ter sucesso neste período de mudança, os CIOs e os C-suites orientados digitalmente precisarão se concentrar em três áreas nos próximos cinco anos.

No curto prazo, corrigir qualquer deficiência nos ambientes de TI existentes que foram introduzidas durante a resposta de emergência inicial. Em paralelo, identificar onde a crise e a resposta de sua organização aceleraram as tendências de transformação de TI. E, mais importante, buscar oportunidades para alavancar novas tecnologias para tirar vantagem das disrupções competitivas/industriais e ampliar os recursos para aceleração de negócios. Para facilitar, a IDC se debruçou sobre uma série de tendências para os próximos cinco anos, agrupadas nos relatórios IDC FutureScape.

As tendências sobre TI foram apresentadas na semana passada. Ontem, foi a vez de olhar para o consumidor do futuro e o impacto de seu comportamento em segmentos como varejo, transporte, educação, etc. Tome nota:

Até 2025, metade dos consumidores excluirá marcas com base na transparência e na qualidade de sua política de privacidade, forçando as marcas a adotarem uma abordagem responsável.

Até o final de 2025, mais de 20% dos consumidores em todo o mundo terão começado a usar assinaturas de dispositivos como serviço para seus eletrônicos pessoais.

Em 2026, os gastos com conteúdo de criadores independentes, online, chegarão a US$ 40 bilhões em todo o mundo, desafiando a hegemonia das empresas de mídia.

Até 2027, a tecnologia blockchain se tornará mainstream, atingindo mais de 75% das atividades do consumidor com jogos, criação de conteúdo e e-commerce e definirá expectativas funcionais dos consumidores.

Em 2023, mais de 30% dos usuários de assistentes inteligentes usarão plataformas de voz para fazer compras ou comprar algo online, gerando um aumento nas vendas de até US$ 50 bilhões no mundo todo.

Até 2024, os veículos elétricos dobrarão sua participação nos novos registros de veículos de consumo globalmente.

Até 2027, mais de 50% dos usuários de transporte urbano integrarão serviços de mobilidade em suas carteiras de pagamento digital.

Até 2026, 5% das mil universidades mais bem classificadas do mundo estarão executando um projeto de gêmeo digital em larga escala para o benefício de estudantes, professores e parceiros comerciais.

(Fonte: SBVC, 27 de outubro de 2022)