Tendências globais de embalagens de produtos de beleza


As embalagens de beleza sempre foram sinônimo de opulência e sofisticação; até mesmo frascos de perfume antigos eram fabricados em uma variedade de formatos agradáveis, de vidro ou terracota.

A maioria concorda que se um produto pretende deixar você bonito, ele deve pelo menos parecer atraente. Agora a tecnologia de IA está expandindo os limites do que é possível com o design de embalagens de beleza. A Casa Guerlain já celebrou o seu 170º aniversário utilizando avisos de IA para criar uma exposição digital da icónica garrafa de abelha desde a sua criação em 1853 até ao futuro, o ano 2193.

Transparência e Tecnologia

A IA ajudará a simplificar muitos aspectos do processo de fabricação de embalagens de beleza e ajudará os clientes a aproveitar ao máximo seus produtos. Por exemplo, prevemos que a IA e a sustentabilidade andarão de mãos dadas, criando uma tendência de sustentabilidade silenciosa onde a credibilidade ambiental é um dado adquirido, não um bónus ou o princípio e o fim de um produto. Descobrimos que, em 2023, 41% dos lançamentos de fragrâncias incluíam alegações éticas e ambientais, contra 18% em 2019. O aspecto tranquilo da tendência vem do fato de os consumidores não quererem que a sustentabilidade comprometa a aparência de um produto de luxo em potencial, portanto, a embalagem dos fabricantes deve ser inteligente ao incorporar a sustentabilidade em um produto inteiro, sem ter que comprometer a estética.

A Bastille Parfums está usando tecnologia AI e RFID para alcançar transparência inegociável com seus produtos de fragrâncias. Seu Paradis Nuit Eau de Parfum agora apresenta um código QR no frasco que os usuários podem digitalizar para encontrar o ciclo de vida completo de todos os ingredientes do frasco, incluindo sua origem, os nomes das empresas que produziram a embalagem e a data de engarrafamento.

Embalagem limpa e sofisticada

De mãos dadas com a tendência de sustentabilidade silenciosa na indústria de BPC estão as embalagens limpas, simples e sofisticadas, onde os consumidores priorizam a eficácia e a funcionalidade em suas compras. Alguns exemplos de embalagens de beleza silenciosas que se destacam podem ser vistos em Malin + Goetz, uma marca de cuidados com a pele livre de crueldade com a missão de ‘descomplicar seu regime’. Suas embalagens descomplicadas são continuamente inovadas para remover qualquer material desnecessário e o design é elegante e contemporâneo. Dessa forma, é mais provável que os clientes comprem o produto com base nos resultados tangíveis que ele pode oferecer, em vez de informações superficiais.

Incentivos à reciclabilidade

Um elemento-chave da crescente popularidade das embalagens são os incentivos à reciclabilidade. Charlotte Tilbury introduziu esquemas fáceis de reciclagem para produtos selecionados. O cliente simplesmente acessa o portal de reciclagem online, preenche o formulário para receber uma etiqueta de devolução gratuita e receberá 20% de desconto em um novo hidratante recarregável assim que o processo for concluído. Muitos dos concorrentes diretos de Charlotte Tilbury ainda não implementaram um esquema eficiente de reciclagem de produtos com incentivos suficientes para os clientes. Os concorrentes de Charlotte Tilbury incluem Glossier, L’Oreal, Estee Lauder, Anastasia Beverly Hills e Hourglass. Estas marcas devem ter em conta não só o fabricante e a composição dos seus produtos, mas também o destino do produto para além da sua utilidade.

Designs de embalagens inspirados na herança

A última tendência que veremos é um passo além da bem conhecida tendência psicológica da nostalgia, rumo a um renascimento de designs de embalagens inspirados na tradição, especialmente em fragrâncias. Juntamente com um apelo por embalagens de beleza simples e silenciosas, há uma tendência simultânea que fala de designs que apelam à nostalgia social, talvez uma nostalgia com a qual os consumidores são demasiado jovens para se conectarem pessoalmente, mas que é sinónimo de decadência e exagero. A Officine Universelle Bully posiciona a beleza ancestral no coração de sua marca e suas embalagens apresentam delicadas pinturas clássicas com detalhes dourados, uma verdadeira adição bonita a qualquer penteadeira. Além disso, utilizam ingredientes inspirados em técnicas e receitas antigas, o que significa que ainda existe um elemento daquela beleza tranquila que já mencionamos. Esses ingredientes funcionaram por gerações e ainda funcionam hoje.

Pensando no futuro com a Mintel

Os consumidores procuram cada vez mais provas de eficácia dos seus produtos de beleza e a embalagem é o meio mais simples de transmitir esta mensagem de marketing. Prevemos um regresso ao básico com muitas marcas, talvez com uma mudança estratégica na alocação orçamental para coisas mais importantes, como melhorar o ciclo de vida dos seus produtos. No entanto, é importante observar que simplicidade não significa necessariamente algo desagradável. Nos próximos meses, certamente veremos muitos designs lindos de embalagens de beleza usando imaginações de IA e designs inspirados na herança.

(Fonte: Cosmetic Innovation, 15 de março de 2024)

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