Cresce número de brasileiros que buscam mais de oito canais para fazer compras


Impactados pelos preços altos, os brasileiros buscam cada vez mais canais para encontrar as melhores ofertas e abastecer a despensa de casa. Prova disso é que cresceu o número de compradores que visitam mais de oito meios no mês: de 18,9% em 2021 para 26,9% em 2022. As informações são do Consumer Insights 2022, estudo produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

De forma geral, a dinâmica de canais ocorre ao longo do mês. Nos 10 primeiros dias, quando há uma concentração do salário e uma maior disponibilidade de promoções, os atacarejos são a preferência, com alta de 8% em gastos. Já entre o 11º e o 31º dia, com menos opções de ofertas, o consumidor opta por compras menores, feitas para reposição do lar ou urgência.

Além de adequar sua rotina de compras, o brasileiro tem optado mais pelas marcas econômicas – a categoria cresceu 11,9% em unidades no último trimestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. Aqui, o destaque vai para as cestas Limpeza (+7,3%) e Bazar (+6,4%).

Nesse contexto de omnicanalidade, é importante estar presente em toda a jornada do consumidor, seja offline, seja online. Isso porque o e-commerce segue conquistando os brasileiros quando o assunto é consumo dentro do lar. No ano, um usuário offline tem, em média, 95 ocasiões de compra. Enquanto isso, um e-shopper faz 110 – frequência 15% maior. Também é importante dizer que a penetração deste canal passou de 19,7% em 2021 para 23,2% em 2022, o que representa mais de 2 milhões de novos compradores.

É válido ressaltar que o Consumer Insights, da Kantar, é um relatório trimestral sobre o mercado de consumo massivo. Para dados dentro do lar, o estudo reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do País, representando 60 milhões de lares. Enquanto para fora do lar, a empresa acompanha o comportamento de 43 milhões de indivíduos.

(Fonte: portal making of, 03 de abril de 2023)