Consumidor planeja comprar mais neste final de ano, mas busca relação custo-benefício


O fim de ano costuma ser uma data atrativa para o varejo. O estudo EY Future Consumer Index 2022 (FCI) apontou que 44% dos entrevistados planejam realizar mais compras neste fim de ano, no entanto, pretendem gastar menos: 42% afirmam que farão compras mais econômicas, sem deixar de lado a qualidade. A 11ª onda do FCI foi realizada pela EY-Parthenon em outubro deste ano, contou com entrevistas em 21 países, incluindo o Brasil, e reflete tendências sobre o varejo e comportamento do consumidor.

“Trazendo a pesquisa para o Brasil, 44% dos entrevistados afirmam que estão mais atentos à utilidade dos produtos adquiridos em relação ao ano passado. Mesmo com o aumento dos preços, continua havendo disposição para investir em presentes para crianças, viagens e férias de fim de ano”, explica Juliana Crema sócia da EY-Parthenon e líder em estratégia para o segmento de consumo e varejo.

O estudo mostra que além do preço, o consumidor está mais atendo a questão de sustentabilidade e pretende optar por produtos mais alinhados ao E, dos pilares ESG: 32% dos entrevistados disseram que aspectos ligados à sustentabilidade são os mais importantes em suas intenções de consumo no futuro, seguidos por experiência e saúde (ambos com 19%); e preço (17%).

“É impossível, porém, dissociar a busca por sustentabilidade de um cenário de orçamento mais apertado para uma grande parcela da população. O desejo de consumir itens mais sustentáveis e saudáveis existe, mas a decisão de consumo está diretamente ligada ao poder de compra”, pontua Cristiane Amaral, sócia da EY e líder do segmento de Consumo, Produtos e Varejo para América Latina.

No Brasil, 51% dos entrevistados pretendem realizar um mix entre físico e digital em suas pesquisas e compras de Natal, enquanto 32% usarão preferencialmente meios online e apenas 17% se basearão nas lojas físicas. Os brasileiros têm se posicionado na vanguarda do comércio eletrônico: 85% dos entrevistados pretendem fazer alguma compra online neste fim de ano, bem acima da média mundial de 75%. É no uso de um mix de canais, porém, que o consumidor se destaca.

A falta de produtos no fim de ano é uma das preocupações dos consumidores. Entre os entrevistados, 26% declaram que devem antecipar suas compras para evitar ficar sem os produtos que desejam. Os alimentos frescos ou perecíveis e os produtos eletrônicos são os que mais estão no radar esses consumidores. “É fundamental que lojas e marcas ofereçam uma cadeia de suprimentos eficiente, uma vez que, os comportamentos mais comuns dos consumidores que não encontram aquilo que buscam, é procurar por outra alternativa no mesmo local ou ir buscar em outra loja o item desejado”, afirma Cristiane.

(Fonte: SA Varejo, 25 de novembro de 2022)