Tendências de Consumo


Preferência de compra do consumidor está dividida entre online e presencial

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Automação – que identifica as tendências de compras de produtos alimentícios, têxteis, eletrônicos, saúde e bem-estar -, a preferência do cliente está dívida entre compras presenciais e online. No entanto, os canais digitais são os preferidos na hora de fazer a pesquisa: 58% procuram em sites de comparação de preços, 51% utilizam aplicativos no celular, 49% buscam opiniões em redes sociais e sites de avaliação de produtos, enquanto 44% acessam sites de lojas ou marketplaces.

Compras Presenciais

No setor têxtil, para roupas e calçados, assim como para artigos esportivos e para academia, houve um aumento na preferência pela compra presencial e uma redução na compra via internet. Para os eletroeletrônicos, também houve um aumento da predileção pela compra presencial. Porém, a única exceção foram os televisores, equipamentos de áudio e vídeo, para os quais a opção de compra pela internet apresentou um pequeno aumento.

Compras Online

Já no setor de alimentação, para todos os tipos de alimentos houve uma redução na compra presencial. Apenas em bebidas essa tendência se refletiu em uma maior preferência por compras online. Os segmentos de saúde e bem-estar, itens de higiene e cuidados pessoais, cosméticos e produtos de beleza apresentam ligeira redução na compra na loja, enquanto medicamentos, vitaminas e suplementos têm redução na prefileção por esta modalidade de consumo. Para itens de higiene e cuidados pessoais, assim como para medicamentos, vitaminas e suplementos, essa redução se refletiu em um crescimento na preferência pelo e-commerce.

(Fonte: Giro News, 14 de março de 2024)