Phisalia personaliza estratégia por canal e prevê alta de 80% no e-commerce


A Phisalia, empresa brasileira de produtos de higiene pessoal e cosméticos, tem investido em estratégias personalizadas para cada canal, como embalagens e promoções específicas para o atacarejo e produtos vendidos exclusivamente no e-commerce. “Em termos de representatividade, o digital ainda é baixo, com 1%, mas ele cresce bastante. Para o ano que vem, a gente tem previsão de crescer uns 80% no canal de e-commerce”, revela Eduardo Amiralian, CEO da Phisalia, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Para a empresa, o online vai além da venda, permitindo conhecer melhor e se aproximar do consumidor. “Por meio de ferramentas e tecnologia, a gente tem mapeado o perfil de quem compra e enviado sugestões e promoções adequadas a cada público.” Segundo Eduardo, o e-commerce funciona também como um “sinalizador de novidades”, apontando antecipadamente as categorias com maior potencial para os canais offline, como a de desodorante roll on para crianças.

Estratégia de Marcas

Com mais de 130 SKUs no portfólio, a Phisalia tem 85% de seu faturamento representado pela marca Tra Lá Lá, de produtos infantis, e os outros 15% por Physalis, voltada a itens de origem natural, e Lukinha, de produtos para bebês. “Com Tra Lá Lá, estamos trabalhando um aumento de distribuição. Queremos estar mais presentes nos canais alimentar, farma e perfumaria. Além disso, investimos na área de comunicação com redes sociais e influenciadores”, destaca o CEO. Já Lukinha, que tem melhor desempenho na região Nordeste, é considerada uma marca estratégica para o próximo ano, já que seu posicionamento low price pode ganhar espaço em um cenário de queda de renda no país. Por sua vez, Physalis é direcionada sobretudo a PDVs premium e, também será fortalecida nas redes sociais.

Agenda ESG

Recentemente, a marca Trá Lá Lá se tornou 100% vegana, assim como as outras linhas do portfólio da Phisalia. A mudança visa atender uma tendência de sustentabilidade observada no mercado e no comportamento do consumidor, que está cada vez mais preocupado com o respeito ao meio ambiente. “Também tivemos o lançamento de Trá Lá Lá Crespos Incríveis, que acompanha o movimento de empoderamento dos fios crespos.” Ainda na agenda de ESG, a empresa de origem familiar tem trabalhado o pilar de governança, com um processo de profissionalização de sua direção. Já foram contratados novos diretores das áreas comercial, de marketing, vendas e distribuição.

Planos para 2024

No próximo ano, a Phisalia quer crescer próximo a 20% em valor, atingindo um patamar similar ao de 2023. “Em 2024, completamos 50 anos e faremos uma série de ações. Também teremos lançamentos nas três marcas, incluindo a entrada de Lukinha em novas categorias”, antecipa Eduardo. Outro foco da empresa é melhorar a performance de sua execução nos pontos de venda. Para isso, a estratégia é baseada em dois pilares: aumento de distribuição e mix adequado para cada canal. “Temos um manual de execução e de vendas, onde sugerimos o mix dependendo do tamanho da loja. Com a entrada de multinacionais e novas marcas no mercado kids, o varejo começou a olhar melhor para essa categoria. Assim, o mercado infantil está mais profissional e requer conhecimento sobre o consumidor”, finaliza o CEO. (Fonte: Giro News, 13 de dezembro de 2023)