Inovação nos negócios: como ser criativo e inovador em meio a nova realidade


O ano é 2020 e estamos vivendo um dos momentos mais históricos da humanidade. É exatamente pela pandemia do novo coronavírus que diversos setores do planeta estão se reinventando. Indústrias, pequenas ou médias empresas, empreendedores, estudantes, mães e pais de família, não importa o grupo ou a tribo, é indiscutível, o momento é de inovação! 

Portanto, mais do que nunca, é preciso inovar, ter ideias e buscar novas possibilidades para o seu negócio, produto e seja qual for o relacionamento do seu dia a dia. É necessário, sobretudo, oferecer algo diferenciado e inovador.

Criatividade nos negócios: Entenda a importância 

Copiar ou seguir as mesmas linhas de raciocínio de concorrentes não é ser inovador. Segundo Tucker Marion, um dos mais respeitados professores da Escola de Negócios D’Amore-McKim da Northeastern University, “A criatividade é essencial nos negócios porque é um diferencial”. Já um estudo realizado pela consultoria americana Forrester, aponta que 48% dos executivos entrevistados, executam e investem em novas ideias a partir de brainstorming criativos.

Por isso é de extrema importância praticar e instigar a criatividade no dia a dia de qualquer modelo de negócio, porque serão a partir destas iniciativas que novos projetos e caminhos irão surgir. Lembre-se que o processo criativo está no cotidiano, em algo que vivemos, tocamos, provamos, cheiramos, conversamos e trocamos.  Nossas ideias surgem na nossa mente a qualquer momento do dia.

O grande ponto é que quando fundimos criatividade com inovação em todos os pilares do nosso negócio, estamos sempre um passo à frente de um mercado que vive metaformoses a todo instante.

Sucesso nos negócios: Ferramentas e ideias inovadoras

Contudo, buscar a inovação deve ser um conjunto de atitudes que vai além de ter novas ideias. É preciso tática, planejamento, estratégia, e agilidade para ir em busca dos objetivos que cada modelo de negócio exige. Além disso, buscar por ferramentas e treinamentos são passos obrigatórios para atingir as metas desejadas.

Pensando nisso, a ABRE, em parceria com a Co-Viva abriu inscrições para um workshop online, ao vivo e interativo, que convida os participantes a vivenciarem na prática o processo de criação de ideias e insights inovadores. Um dos principais diferenciais do treinamento, são as técnicas de criação de ideias por meio do framework de Future Mapping – plataforma que propõe um brainstorming guiado, cujos levantamentos permitem a compreensão do uso e a aplicação de tendências nos negócios, produtos ou serviços atuais. Você quer ser ainda mais inovador e se destacar? O workshop acontece em dois módulos, nos dias 15 e 16 de junho. E pode ser para você, empreendedor, empresário, profissional de qualquer área e estudante com vontade de aprender.  Quer saber outros detalhes? Acesse: https://www.abre.org.br/curso/workshop-ideias-insights-inovadores/