Como a diversidade dentro das empresas pode trazer vantagens para os negócios?


Já publicamos por aqui diversos textos sobre ações que uma empresa pode ter para favorecer seu negócio e melhorar o relacionamento com seus clientes. É possível contar boas histórias, investir em tecnologias ou mesmo trabalhar com influenciadores digitais. Mas e se os bons resultados também pudessem ser alcançados através de mudanças internas, na própria equipe por exemplo?

Uma pesquisa recente realizada pela consultoria McKinsey com 1.007 organizações em 12 países mostrou que empresas com grande diversidade de profissionais são mais lucrativas. Companhias com maior diversidade de gênero aumentam em 21% as chances de apresentarem ganhos acima da média do mercado. Já no caso da diversidade cultural e étnica, a variedade tem uma importância ainda maior e esse número sobe para 33%.

Por que exatamente isso acontece e como estimular a diversidade dentro das empresas? É o que tentaremos responder neste artigo.

Várias cabeças pensam melhor do que uma

Não é difícil identificar os motivos pelos quais um time heterogêneo possui mais chances de se sair melhor do que outros mais homogêneos. A diversidade faz com que profissionais de diferentes origens, com habilidades, experiências e pontos de vistas distintos, trabalhem juntos para atingir uma meta. Isso naturalmente deixa a equipe mais forte e preparada para se adaptar a uma realidade que muda constantemente.

Estamos vivendo uma era de consumidores conectados e ativistas, que não hesitam em criticar coletivamente as atitudes de uma marca. Exemplos não faltam: produtos podem ser considerados racistas (como o caso do menino negro que apareceu no site da H&M com um moletom escrito “macaco mais legal da selva”) e campanhas podem ser vistas como machistas (como os anúncios do chocolate Snickers em que mulheres exaltadas se transformam em homens tranquilos). A reflexão que fica é: esses tropeços poderiam ter sido evitados com times de profissionais um pouco mais diversos?

Empresas inclusivas não só atraem funcionários melhores como são capazes de aprimorar o relacionamento com seus clientes, justamente porque estão mais qualificadas a compreender diferentes contextos e agir com a sensibilidade necessária. Trabalhar com pessoas com histórias de vida distintas expande visões, estimula a produtividade e influencia decisões de negócio mais acertadas.

Ações pró-diversidade

Segundo o consultor Rhett Power, há cinco passos que podem ser dados para a formação de uma equipe muito mais diversa dentro de uma empresa. Essas medidas não pretendem dar a um certo grupo de pessoas uma vantagem injusta, mas sim corrigir desequilíbrios que já estão presentes no dia a dia de uma organização.

1. Desenvolva uma política de oportunidades iguais: é importante mostrar que todas as minorias são bem-vindas no processo de seleção. Monte um comitê para pensar em formas de atrair esses candidatos e garantir que sua política de oportunidades iguais será preservada durante a contratação.

2. Analise problemas e saiba se adaptar: diferentes tipos de preconceitos podem surgir dentro do escritório ou durante entrevistas de emprego. Treine a comunicação de gerentes e membros do setor de RH para evitar que eles inconscientemente ofendam minorias.

3. Seja transparente em relação aos critérios de contratação: alguns funcionários podem achar que a companhia está mais interessada em “preencher cotas” do que achar os melhores profissionais. Seja sincero sobre os critérios de seleção e mostre que o objetivo é oferecer a minorias capacitadas uma chance justa de garantir um emprego.

4. Aprimore a retenção de minorias: não basta apenas montar um time diverso. É preciso preparar a empresa para que ela tenha um ambiente de trabalho realmente inclusivo e com oportunidades de crescimento. Se minorias decidirem sair por se sentirem desconfortáveis ou pouco valorizadas, é necessário identificar e corrigir esses problemas.

5. Implemente a flexibilidade no local de trabalho: uma das formas de criar um ambiente de trabalho saudável é estabelecendo e encorajando políticas de flexibilidade, como home office e direito a dias de folga. Afinal, pessoas de diferentes culturas e religiões têm necessidades diferentes e isso deve ser respeitado.

Empresas que valorizam a diversidade criam um forte espírito corporativo que impacta funcionários, clientes e investidores. Não é algo fácil de ser alcançado, mas certamente é recompensador.

Deixe seu comentário

  • Rc Cursos Online

    20/05/2020

    Olá aqui é a Madalena Dos Santos, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.