As 15 tendências de design que vão transformar a vida das pessoas e sua relação com as marcas em 2024


Estudo anual da CBA B+G chega à sua 3ª edição apresentando movimentos que devem nascer, se transformar ou se intensificar nos próximos 12 meses, em pilares como Sociedade, Meio Ambiente, Acesso, Bem-estar e Empoderamento

Mantendo ativa sua prática de análise contínua do comportamento humano, das transformações corporativas, evoluções tecnológicas e novas demandas e necessidades sociais, a CBA B+G realiza, pelo terceiro ciclo consecutivo, o Useful Design Trends, exploração anual de movimentos que, pelo olhar do design, devem moldar o futuro de diferentes setores e mercados globais.

O estudo apresenta 15 tendências, divididas em cinco pilares essenciais: Meio ambiente, Empoderamento, Bem-estar, Sociedade e Acesso. Por meio delas, são apresentadas ações que devem nascer, se intensificar e/ou perdurar para além dos próximos 12 meses, com exemplos práticos de soluções e aplicações já realizadas por marcas e empresas que possuem, por meio de seus produtos e serviços, um poderoso agente de transformação e progresso.

“Em um mundo em que a mudança é a única constante, a capacidade de discernir modismos passageiros de tendências duradouras é mais importante do que nunca. Isso é especialmente verdadeiro no campo do design, onde o impacto de uma tendência pode ir muito além da estética, moldando nosso ambiente, a sociedade e até mesmo nosso senso de identidade”, destaca Luís Bartolomei, sócio-fundador e CEO da CBA B+G. No total, a análise abrange mais de 40 setores e 90 estudos de caso, garantindo uma perspectiva global e uma visão ampla, abrangente e diversificada do cenário do design. Confira abaixo as 15 tendências.

MEIO AMBIENTE

1. O Básico Reimaginado

2. Vida Útil Estendida

3. Futuro Ancestral

EMPODERAMENTO

4. Padrão Universal

5. Fora da Caixa

6. Morte do Gênero

BEM-ESTAR

7. Menopower

8. Sex Education

9. As Drogas Boas

SOCIEDADE

10. A.I.: Criatividade Turbinada

11. Escolhas Inteligentes

12. Juntos é Melhor

ACESSO

13. Use com Sabedoria

14. Guerra da Micromobilidade

15. Web3 para Todos

Link de acesso ao estudo: https://page-latam.cba-design.com/design-trends-2024-pt?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=abre

(Fonte: CBA B+G, 29 de janeiro de 2024)