Comportamento de consumo de marshmallow inspira lançamentos da Docile


Pioneira no país na criação dos marshmallows recheados, a Docile aposta no comportamento dos brasileiros para trazer ao mercado duas versões inovadoras do produto. De acordo com pesquisa recente da empresa, os consumidores estão aderindo cada vez mais à tradicional guloseima americana, e a intenção é ampliar cada vez mais a presença da Docile nessa fatia do mercado.

O lançamento mais recente é o marshmallow para assar, feito para quem deseja ousar e descobrir o mundo dos marshmallows assados. A principal característica do produto é a versatilidade: pode ser consumido quentinho – com uma casquinha crocante por fora, macio e cremoso por dentro – ou direto do pacote. O objetivo é oferecer doçura para todos os gostos num mesmo produto.

Com dois tamanhos de embalagem (150g e 220g), o marshmallow pra assar também é ideal para compartilhar. Em pequenos ou grandes grupos, não é necessário ter uma fogueira para celebrar. Na própria embalagem, a marca descreve as diferentes formas de “assar” o marshmallow – desde a boca do fogão até a airfryer.

“O marshmallow para assar é um produto com alto valor agregado. Une doçura, versatilidade e praticidade, dando um toque especial em qualquer programação, em pequenos ou grandes grupos. Contempla diferentes gostos e características dos consumidores”, aponta Silvio Baroni Junior, diretor comercial da Docile.

Outra grande novidade é o marshmallow sabor pipoca doce, que também foi criado a partir de estudos dos hábitos de consumo no Brasil – o segundo país que mais consome pipoca no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, conforme dados do Monitor Mercantil. Lançado para a Copa do Mundo, outra paixão nacional, ganhou as prateleiras e o coração dos consumidores pela possibilidade de replicar a experiência do cinema em casa.

“Desde a abertura do pacote, com a sensação do aroma, um momento simples é transformado em uma ocasião especial. Ver um filme ou uma série em casa ficou ainda mais divertido e com cheirinho de cinema. É o que a Docile quer despertar: sorrisos, boas memórias, alegrias e gentilezas”, reforça Sílvio.

As inovações se somam aos cerca de 170 itens do portfólio nacional da Docile, que inclui sete categorias: balas de goma, pastilhas, regaliz, chicles, balas de gelatina, marshmallows e refrescos em pó. 

Mercado com potencial de crescimento

De acordo com dados da Nielsen, o mercado de doces cresceu 30,1% nas vendas em 2022 em relação ao ano anterior. O resultado é bastante expressivo e mostra que a categoria cresce mais que muitas categorias de alimentos e o consumidor está mais inclinado às alternativas indulgentes.

Aproveitando esse potencial, a Docile, empresa 100% brasileira com mais de 30 anos de atuação, tem investido em sua produção e no relacionamento com varejistas através de seu projeto GTM (go to market).

O objetivo é ampliar sua presença nos supermercados, um canal muito promissor para a categoria e que oportuniza maior conversão em compras por impulso. O resultado desse movimento é comprovado com números bastante expressivos.

A marca teve, em 2022, um crescimento bem acima do mercado – alta de 52,7%, segundo dados da Nielsen (57,8% em gelatinas, 76,7% em regaliz e 35,1% em balas de goma). Com um plano de investimento de R$ 100 milhões em dois anos, a expectativa é de crescer ainda mais.

(Fonte: SA Varejo, 13 de abril de 2023)