Como evitar fraudes em logística reversa de embalagens? Use a tecnologia


Novas tecnologias de rastreamento, segurança de dados, blockchain e IA (Inteligência Artificial) podem soar como algo restrito a um universo hi-tech. Mas, cada vez mais expressões como essas ganham espaço em diferentes áreas. Por isso, a eureciclo, certificadora de logística reversa de embalagens, aposta em inovação como uma grande aliada no desafio de desenvolver a cadeia de reciclagem e ajudar empresas parceiras na adequação à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Garantir a realização da logística reversa em um território como o Brasil é complexo. Para viabilizar o processo, a eureciclo trouxe para o país o mecanismo de compensação ambiental, que consiste na reciclagem de volumes equivalentes. Ou seja, se a empresa não consegue recuperar seus resíduos para destiná-los corretamente, ela pode compensar, enviando materiais proporcionais (em peso e tipo) para a reciclagem.

Para confirmar que o processo realmente aconteceu e não houve nenhum problema no caminho, foi necessário desenvolver soluções tecnológicas capazes de rastrear e evitar, por exemplo, fraudes. “Com o uso de diversas tecnologias, nos últimos anos já promovemos a compensação ambiental de mais de 421 mil toneladas de resíduos sólidos”, declara Thiago Carvalho Pinto, CEO da certificadora.

Segundo o CTO, Elcio Ferreira, a eureciclo usa o que há de mais avançado no mundo para oferecer segurança, rastreabilidade, estabilidade e governança para garantir a compensação dos resíduos para mais de 5,6 mil empresas parceiras.

(Fonte: Exame, 01 de março de 2022)