Clubes de assinatura: um serviço que está revolucionando o varejo


Praticidade, conveniência e uma experiência totalmente personalizada em poucos cliques. Não é por acaso que os clubes de assinatura têm se tornado cada vez mais populares! O mercado de serviços que oferecem curadoria de produtos para os assinantes se fortaleceu significativamente aqui no Brasil nos últimos anos. E não restam dúvidas de que o canal apresenta grande potencial para revolucionar o varejo em um futuro próximo. 

Para se ter uma ideia, os clubes de assinatura cresceram 167% entre 2014 e 2018, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). E, até 2018, foram registradas mais de 800 empresas que oferecem esse tipo de serviço por aqui.

O que os clubes de assinatura trazem de novo

Vinhos, livros, produtos de beleza e autocuidado, acessórios, roupas e até mesmo objetos de decoração. A variedade de possibilidades oferecidas pelos clubes de assinatura é enorme. Na prática, esse tipo de serviço funciona como a contratação de um plano de internet ou de TV a cabo. Você adquire on-line um pacote de produtos, paga um valor fixo por ele e recebe em casa uma curadoria mensal pensada especialmente para as suas necessidades ou estilo de vida.

Mas, na contramão do e-commerce tradicional, os sites de assinatura vão além de simplesmente enviar produtos para os clientes. Esses serviços se encarregam de selecionar as melhores opções para o perfil daquele consumidor e oferecem a possibilidade dos assinantes experimentarem em primeira mão as novidades do mercado. Além disso, como o pagamento pode ser feito automaticamente depois do cadastro, o consumidor não precisa se preocupar com boletos ou faturas. 

Com toda a comodidade oferecida, engajar e fidelizar o público se torna uma tarefa mais simples para os clubes de assinatura em um momento em que as experiências personalizadas de consumo são tão valorizadas. E certamente é por isso que o modelo tem dado tão certo no Brasil e em todo o mundo. 

A embalagem como ferramenta de engajamento 

Quando o assunto são serviços de assinatura, a embalagem assume papel fundamental no engajamento dos consumidores. Afinal, quando um produto comprado pela internet chega, a experiência do unboxing (tirar o produto da caixa) influencia totalmente a percepção das pessoas sobre uma marca. 

Por isso, cada vez mais o e-commerce tem investido em embalagens planejadas para o transporte de mercadorias e, sobretudo, com um design pensado para atender às expectativas do nicho que atende. E com os clubes de assinatura não é diferente.

Glambox

A Glambox, por exemplo, oferece aos assinantes a chance de experimentar produtos de beleza antes de comprá-los e conhecer novidades em primeira mão. Ela produz mensalmente diferentes embalagens temáticas e exclusivas, e a ideia é que o público possa utilizar as caixas recebidas para guardar outros objetos – ou até mesmo como parte da decoração. A marca tem um grande foco no apelo estético das suas embalagens, apresentando acabamentos sofisticados e utilizando apenas materiais de qualidade.

Nerd ao Cubo

O Nerd ao Cubo, clube de assinatura voltado para o público geek, também investe na embalagem para conquistar seus assinantes. As caixas, sempre temáticas, são usadas para proporcionar experiências. Na edição GamePlay, por exemplo, a embalagem pode ser dobrada para fazer referência ao Super Nintendo, o console que eternizou o clássico jogo Mario Bros. 

A edição Cinema é outro exemplo de como a embalagem pode ser um fator decisivo na experiência dos serviços de assinatura. Ao ser dobrada do jeito certo, a caixa de papelão se transforma em um projetor para celular. Assim, além de aproveitar todos os itens enviados pelo clube, o usuário recebia um extra para assistir a seus filmes e séries preferidos de uma maneira diferente. 

Clube Wine

O Clube Wine, que oferece aos assinantes uma curadoria especial de rótulos de vinhos, investe em embalagens totalmente focadas no seu nicho, com design sofisticado e minimalista. Além disso, a estrutura e o material da caixa são pensados para proteger os produtos durante o transporte, garantindo uma experiência sem frustrações para o consumidor.

Joy Pet Box

A Joy Pet Box, que envia produtos selecionados para os pets dos assinantes, usa a embalagem como uma ferramenta de comunicação. Com o uso de frases e grafismos, a marca consegue, através das caixas, criar um diálogo mais próximo e afetivo com seus consumidores.

Um novo momento para o varejo

O futuro do varejo exigirá que os negócios se voltem para as novas expectativas dos consumidores. E é exatamente a isso que os clubes de assinatura se propõem ao oferecer experiências personalizadas e omnichannel. Logo, não restam dúvidas de que esse tipo de serviço tende a ganhar cada vez mais força ao redor do mundo. 

Agora, o grande desafio para a indústria de embalagens é se adaptar ao novo cenário, criando soluções focadas nos consumidores digitais e atendendo às necessidades desse segmento que só cresce. 

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  • Anapaula almeida

    19/11/2019

    Muito legal a matéria, e os pontos levantados.
    Como profissional do ramo, lembro que em 2012 conheci uma tendência chamada Sales Kit, onde as marcas criavam embalagens especiais de produtos em lançamento para presentear donos de supermercados e profissionais influentes da área, como um convite para vender o produto em seus estabelecimentos. É bacana ver que essa tendência foi repaginada e hoje chega até o consumidor final de forma especial.
    Como consumidora, reforço que a experiência do unboxing é tão importante quanto o conteúdo da encomenda que esperamos receber, e cito como exemplo a entrega dos produtos da marca Korui, especializada em higiene íntima feminina: as embalagens são muito bem projetadas e impressas, e a experiência de unboxing de seus produtos é maravilhosa.