Cientistas criam embalagem de pipoca


Cientistas da Universidade de Gottingen, na Alemanha, desenvolveram uma embalagem a partir de pipoca, um material alternativo ecológico bastante inusitado.

Há anos, o grupo Chemie und Verfahrenstechnik von Verbundwerkstoffen (Química e Engenharia de Processos de Materiais Compósitos) da Faculdade de Ciências Florestais e Ecologia Florestal da Universidade de Göttingen investiga processos de fabricação de produtos feitos de pipoca. A ideia é criar alternativas sustentáveis e agora a equipe conseguiu desenvolver um novo processo em que formas moldadas tridimensionais podem ser produzidas a partir de pipoca “granulada”.

Entre os benefícios, o material granular vem de fontes biológicas renováveis, é reciclável e pode ser cultivado localmente. O produto desenvolvido pode ser útil, sobretudo, para a indústria de embalagens.

“Esse novo processo possibilita a produção de uma ampla gama de peças moldadas”, explica o chefe do grupo de pesquisa, o Professor Alireza Kharazipour. “Isso é particularmente importante quando se considera a embalagem, pois garante que os produtos sejam transportados com segurança, o que minimiza o desperdício. E tudo isso foi conseguido com um material que será até biodegradável posteriormente”, completa.

Outra grande vantagem do material é possuir propriedades repelentes de água, o que alarga as possibilidades para aplicações futuras.

“Nossa embalagem de pipoca é uma ótima alternativa sustentável. A embalagem à base de plantas é feita de subprodutos não comestíveis da produção de flocos de milho e pode realmente ser compostada após o uso sem qualquer resíduo”, afirma Stefan Schult, Diretor Executivo da Nordgetreide, empresa que detém a licença para fazer uso comercial do produto.

Para os cientistas da instituição alemã, as embalagens do futuro devem ser sustentáveis, se possível fabricadas com recursos renováveis, ser robusta o suficiente para permitir a reutilização e ser fácil de reciclar no final de sua vida útil.

Antes deste projeto, os pesquisadores já haviam criado painéis feitos de aparas de madeira e grãos de milho expandidos, ou seja, de pipoca. Os possíveis usos de tais painéis incluem a fabricação de móveis, aplicação em automóveis e navios, além da criação de materiais isolantes.

(Fonte: CicloVivo, 18 de maio de 2021)