CETEA, do ITAL, tem proposta para criação de Centro de Desenvolvimento Sustentável


Aprovada pela Fapesp (https://fapesp.br/) a proposta apresentada pelo Cetea para a criação de um centro para desenvolver soluções para os resíduos urbanos pós-consumo e possui como cofinaciadora pública a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a parceria de sete empresas do setor privado: Braskem, Grupo Boticário, Klabin, Natura, Nestlé, Sonoco e Tetra Pak.

Centro de Ciência para o Desenvolvimento proposto, denominado Circula, possui o compromisso de criar e disseminar o conhecimento para apoiar o desenvolvimento de soluções sustentáveis de interesse do setor produtivo e da sociedade, por meio de inovações tecnológicas, sociais, de modelo de negócios, e de proposições de políticas públicas.

A atuação do Centro promoverá a integração dos sistemas produtivos de alimentos e outros produtos de consumo e de embalagens através de pesquisa realizada por instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo. O foco são as soluções inovadoras para os resíduos sólidos urbanos pós consumo. Os meios a serem utilizados são o desenvolvimento de materiais e embalagens, tecnologia de aproveitamento de resíduo sólido orgânico para produção de biogás, os processos para a reciclagem de plástico, e outras ações para a gestão e promoção da Economia Circular, pela otimização de materiais e sistemas de embalagem para a redução de desperdício de alimentos, redução de perdas pela mitigação dos resíduos e atuação em educação ambiental.

(Fonte: EmbaNews, 30 de junho de 2022)