CBA B+G incorpora consultoria de inovação


Completando 25 anos em 2020, sendo os seis últimos como integrante da CBA – rede global de branding e design do grupo WPP, a CBA B+G adota um novo posicionamento inspirado na evolução do mercado, em métodos de trabalho ágeis e nos principais objetivos de negócios de seus clientes.

Após um processo interno que analisou valores, vocação e o DNA da empresa, a agência chegou a um novo propósito, tendo como diferencial a articulação de suas quatro expertises fundamentais: branding, design, pesquisa e inovação. Dentre as novidades está a incorporação pela CBA B+G da Diip, consultoria de inovação e futurologia criada e acelerada pelo grupo desde 2010.

“Desde nossa criação, em 1995, evoluímos muito. Primeiro, consolidamos nossa atuação como uma agência nacional de design; então, avançamos e nos dedicamos aos projetos de branding, indo muito além da estética; e incubamos e aceleramos em 2010 a consultoria de inovação Diip, que aprimorou nosso pensamento estratégico e disruptivo. Quatro anos mais tarde passamos a integrar a rede CBA, que nos trouxe um olhar além de nossas fronteiras e reforçou nossas credenciais de uma agência latino-americana. Agora, tudo isso passa a estar integrado à forma única como atuamos: uma parceira estratégica que provoca interações transformadoras entre marcas, pessoas e negócios”, destaca Luis Bartolomei, Sócio-Fundador, CEO e Head de criação da CBA B+G.

Tirado da prática, o discurso já foi materializado em diversos dos trabalhos recentes da agência para algumas das principais líderes globais e regionais de seus segmentos. Entre eles estão o projeto de inovação e sustentabilidade desenvolvido para a Heineken Brasil, focado em soluções para pós-consumo; o case multiexpertise do rebranding da Braskem, envolvendo da estratégia hard-consulting de branding corporativo até o projeto de branded environment para a sede no Brasil e suas afiliadas no exterior; a metodologia de pesquisa Squad Lab desenvolvida para a Colgate-Palmolive na América Latina e Europa, apoiando o crescimento da marca Sensitive em um processo envolvendo técnicas de reciclagem e cocriação de conceitos com a presença de consumidores da marca; e o design das mais de 200 embalagens para o KitKat Chocolatory, projeto global da Nestlé que desembarcou no Brasil em 2019 focado em personalização e experiência de marca junto ao consumidor.

A reestruturação acelerou também os processos durante a pandemia causada pela Covid-19, garantindo uma maior integração entre equipe e colocando em prova os processos ágeis, de trabalho remoto e de gerenciamento de projetos. “O confinamento foi o teste final para nosso novo momento, no qual provamos que os processos de integração, troca de experiências, uso de ferramentas como inteligência artificial e social listening e aplicação de técnicas de pesquisa e inovação em ambiente remoto traziam resultados efetivos. Nesse período, já colocamos na rua projetos para alguns dos nossos principais clientes, como Nestlé, Nazca e Diageo”, reforça Bartolomei.

Expertises

A definição das quatro verticais de atuação da CBA B+Gbranding, design, pesquisa e inovação – nasceu após um profundo estudo envolvendo o público interno e a observação da presença multidisciplinar inequívoca nos trabalhos desenvolvidos pela agência. “Existe uma correlação entre elas, onde uma alimenta a outra, resultando em entregas mais completas em um menor espaço de tempo. Conectamos nossas inteligências e processos para criar entregas que reflitam de forma estratégica e tangível o diálogo entre essas disciplinas em todos os momentos, nos permitindo chegar em respostas mais corajosas, certeiras e valiosas. Menos briefings e alinhamentos entre agências, mais agilidade e assertividade”, enfatiza Alex Espinosa, Sócio e Head de Estratégia, Inovação e Pesquisa da CBA B+G.

Além disso, a operação está preparada para atuar como especialista em cada uma delas, por meio de metodologias próprias e uma equipe dedicada. “Atuamos constantemente em projetos de cocriação, unindo não só nossos profissionais, mas também outros parceiros, clientes e muitas vezes o consumidor. Temos uma estrutura que garante a qualidade em cada um dos pilares de forma integrada ou independente. Hoje, realizamos projetos que vão da consultoria de inovação a pesquisas quali e quanti de igual para igual com as principais empresas especialistas desses setores, a exemplo do que já acontece na CBA B+G em projetos de branding e design há muito tempo”, complementa Espinosa.

Presença internacional

A CBA B+G responde por toda a entrega da rede na América Latina, com forte presença também no México, América Central, Peru e Equador. Uma operação também apoiada pela rede presente em outros países como França, Itália, Estados Unidos, Espanha, Rússia e China, mas mantendo um DNA próprio e adaptado às particularidades do mercado latino-americano.

“Ao mesmo tempo em que partilhamos valores e ofertas com a rede, mantemos nossas singularidades. Ganhamos com a escala global, mas somos latinos e contamos com a paixão, a flexibilidade e o poder de adaptação que só a nossa região tem e precisa. Dentro desse ambiente de negócios líquido e sem fronteiras, estamos fortalecendo e consolidando essa aspiração de que nossas interações tenham sempre a intenção de impactar positivamente a vida das pessoas e, ao mesmo tempo, gerar valor para os nossos clientes todos os dias”, enfatiza Ludovic Dapoigny, Sócio e Head de Negócios da CBA B+G.

A CBA B+G traz em seu portfólio clientes como Colgate, Kimberly-Clark, Nestlé, Chandon, Sanofi, Orfeu, Nazca,Purina, Angeloni e Heineken, entre outros. É a segunda maior operação da rede, atrás apenas da matriz francesa, apoiando diversos projetos entre as afiliadas ao redor do globo.

(Fonte: Tulom, 08 de junho de 2020)