Camargo Embalagens conquista a Certificação FSSC 22000, reconhecida internacionalmente


A Camargo passou pelo processo final de auditoria Certificação FSSC 22000, uma norma referencial de Segurança de Alimentos da Iniciativa Global de Segurança de Alimentos (GFSI), baseada na ISO 22000, reconhecida internacionalmente.

FSSC é uma sigla para “Food Safety System Certification” ou seja Certificação de Sistema de Segurança dos Alimentos, que contribui para um novo olhar para a Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos, ampliando a busca pela melhoria contínua dos processos e produtos.

Como explica o coordenador de Melhoria Contínua da Camargo Embalagens, Marcio Luiz Angeli, a Camargo já atende grandes clientes alimentícios e sempre passou pelas auditorias dos mesmos sem muitas dificuldades, pois já possuía os principais programas de segurança de alimentos implantados há um tempo, porém, agora oficializou tudo isso por meio da certificação. “A obtenção da FSSC 22000 coroa um trabalho de anos ajustando e evoluindo no tema até chegarmos onde chegamos, e com ela temos a garantia da qualidade dos produtos que fazemos para o mercado, o que acredito que abrirá novas portas em clientes atuais, bem como em novos clientes”.

A Camargo está comprometida em evoluir continuamente em busca da melhoria contínua, se estruturando e utilizando das certificações como apoio nesse caminho sem fim, para assim buscar sempre a excelência não só nos produtos que faz, mas também nos processos internos. Com a FSSC 22000, a Camargo consolida e comprova a eficiência das regras, dando maior segurança à empresa e aos clientes, em grande parte, indústrias de alimentos. “Apesar de ter sido uma grande conquista, o trabalho não para por aí, pois agora a certificação precisa ser mantida e precisamos buscar formas de melhorar e garantir a evolução do sistema, já que isso será cobrado cada vez mais nos próximos anos, fazendo parte do desenvolvimento organizacional e maturidade na norma”, diz. “Na sequência já temos outra norma importante como foco para os próximos meses, que é a ISO14001, onde já realizamos um diagnóstico inicial no passado e agora vamos dar andamento nos trabalhos de adequação para podermos obter mais essa conquista no futuro”, explica Angeli.

A certificação coloca a Camargo Embalagens num grupo seleto e pequeno de empresas no Brasil e no Mundo que conseguiram esta certificação, trazendo ganhos tanto aos clientes, como para a própria empresa. “O processo todo requer uma evolução na gestão e maturidade de processos e controles. A Certificação reforça nosso discurso sobre proteção e qualidade do que fazemos, e esperamos aumentar nosso portfólio de clientes e projetos com esta nova conquista. Além de dar uma camada extra de proteção e segurança para os clientes que já atendemos.”, complementa o diretor executivo da Camargo, Felipe Toledo. “Além disso, os clientes realizam suas negociações com a Camargo com tranquilidade redobrada, uma vez que a certificação ratifica a qualidade dos produtos adotados pela empresa, que busca a melhoria contínua dos sistemas e processos visando também a segurança dos alimentos”, conclui.

(Fonte: THRIVE, 12 de abril de 2023)