Brasília recebe a 3ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento ABRAS


O Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), é um programa anual criado para reunir as principais autoridades e lideranças dos setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento, num ambiente de alto nível, para promover o debate de ideias e propostas concretas de soluções para os principais desafios estratégicos, econômicos, mercadológicos, institucionais e regulatórios.

O Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento acontece em Brasília-DF, no dia 13 de junho, e sua programação tem início às 09h e término às 18h. Em sua terceira edição, o Fórum acontecerá em evento presencial privado para convidados, líderes setoriais e autoridades, com lideranças renomadas de toda a Cadeia Nacional de Abastecimento, com transmissão ao vivo pelo Canal da ABRAS no YouTube. Entre os painelistas já confirmados, estão o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi, o Secretário Bernard Appy, da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, o economista e presidente da Kaduna Consultoria, Roberto Giannetti, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), João Dornellas, Marcos Barros, presidente da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), que coordena o GT de Economia Circular, dentre outros.

A coalizão multissetorial integrante do Fórum é formada pelos 15 principais setores que compõem a Cadeia Nacional de Abastecimento, desde os setores dedicados aos insumos agropecuários até o varejo supermercadista, comprometidos com o desenvolvimento econômico do país.


O presidente da Associação Brasileira de Supermercados, João Galassi, enfatiza a robustez da Cadeia Nacional de Abastecimento, que representa um grandioso ecossistema dedicado a abastecer a população do Brasil, representada pelas 215 milhões de pessoas que vivem nele. “Estamos falando de um ecossistema que representa 69,5% do PIB nacional, considerando todas as atividades e elos desta Cadeia. São representadas mais de 200 cadeias produtivas, 80% do consumo doméstico dos brasileiros, em mais de 90 categorias de produtos, que, juntas, representam mais de 30 mil itens individuais oferecidos aos brasileiros nas lojas de supermercados de todo o país. São produtos de natureza essencial à vida da população, reunidos em quatro principais famílias: alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza. Este Fórum é o único do país com participação de uma Coalizão Multisetorial com 15 das principais entidades de classe com tamanha fortaleza e tão essenciais para o desenvolvimento do país”, afirma Galassi.


A grandeza desse ecossistema e sua importância para o país também são reforçadas pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, que aponta, ainda, que o Brasil é uma superpotência agrícola e de geração de energia limpa e renovável. “Temos rígido controle de resíduos e de segurança dos produtos, o que nos credencia a exportar alimentos para mais de 160 países. Possuímos, por exemplo, o maior programa de destinação segura de embalagens de defensivos agrícolas do mundo e um programa nacional, premiado internacionalmente, de monitoramento e rastreabilidade de alimentos, o RAMA, há décadas desenvolvido pela ABRAS”, afirma Milan.

No Fórum, serão reunidos também autoridades, representantes das agências reguladoras, órgãos internacionais e especialistas para debater os 5 desafios eleitos como prioritários na segunda edição do Fórum, além da abertura oficial:

  1. Redução dos custos através da Reforma Tributária;
  2. Consumo consciente através da economia circular;
  3. Reduzir o desperdício através da adoção do “Best Before”;             
  4. Combate à fome através da conexão do mapa da fome com o mapa do desperdício; e
  5. Promover o conhecimento sobre ESG através da informação, treinamento e capacitação.

Segundo o vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado, o Fórum nasceu do objetivo de fomentar junto ao setor supermercadista a qualificação das empresas em torno de temas estratégicos para o futuro dos negócios e, ao mesmo tempo, de transcender os limites do autosserviço nacional e de agregar todos os setores cujo trabalho resulta no atendimento dos consumidores brasileiros, ou seja, toda a Cadeia Nacional de Abastecimento. “O Fórum é um momento rico, produtivo e de união desta grande Cadeia Nacional de Abastecimento, em busca de soluções disruptivas e de alto impacto nos âmbitos econômico, social, ambiental em alto nível de governança corporativa para direcionar o Brasil no caminho efetivo do desenvolvimento e do crescimento”, celebra Segurado.

Ao final do Fórum, será produzido um relatório com as principais conclusões, com a finalidade de organizar e documentar o que foi abordado e apresentar os Planos de Ação definidos para cada um dos temas, permitindo acompanhar sua implementação e desenvolvimento ao longo do próximo ciclo, além de viabilizar o pleno acesso do conteúdo aos participantes, autoridades, imprensa e à toda a sociedade.

Acesse aqui e confira todas as informações.

(Fonte: Assessoria de Imprensa, ABRAS)