Bacardi desenvolve garrafa 100% biodegradável


A empresa de bebidas alcoólicas Bacardi desenvolveu uma garrafa 100% biodegradável, que se decompõe em 18 meses e não deixa resíduos no  meio ambiente. A iniciativa visa disponibilizar até 2023 uma garrafa de bebidas alcoólicas sustentável que deverá eliminar, pelo menos, 3 mil toneladas de plástico produzidas anualmente e utilizadas em 80 milhões de garrafas plásticas pela companhia. Além de lançar a nova embalagem de biopolímero, a empresa também se comprometeu a eliminar todo o plástico não essencial e de uso único, incluindo materiais para caixas de presente e pontos de venda, nos próximos três anos.

Esta mudança é possível graças à colaboração com a Danimer Scientific, que atua no desenvolvimento e fabricação de produtos biodegradáveis. Os plásticos utilizados hoje pela Bacardi serão substituídos pelo Nodax PHA, um biopolímero derivado dos óleos naturais de sementes como palma, canola e soja.

“Nodax PHA é um dos materiais ecológicos mais promissores do mundo atualmente, porque proporciona a biodegradabilidade que os consumidores buscam sem interferir na percepção de qualidade que recebem do plástico tradicional”, afirma Scott Tuten, Diretor de Marketing e Sustentabilidade da Danimer Scientific. “O material fornece o melhor de dois mundos e estamos ansiosos para trabalhar com a Bacardi e incorporar o PHA em suas embalagens”.

Graças à versatilidade deste novo material, a Bacardi também vai resolver um dos problemas mais antigos da indústria de bebidas: o revestimento plástico das tampas de garrafas. “Pode parecer pequeno”, diz Jean-Marc Lambert, Vice-Presidente Sênior de Operações Globais da Bacardi, “mas acrescente isso a cada garrafa produzida globalmente e estamos falando de muitas toneladas de plástico todos os dias”.

Além da embalagem biodegradável, a Bacardi também está desenvolvendo uma garrafa de papel de fonte sustentável. Ao integrar o polímero Nodax PHA, esta solução alternativa terá credenciais ambientais igualmente fortes, garantindo que a qualidade e o sabor da bebida em uma garrafa de papel sejam tão excepcionais quanto na de vidro.

O rum Bacardí será a primeira bebida da marca disponível na nova embalagem, antes que o material vegetal substitua o plástico de uso único de todas as marcas e rótulos da companhia. “Uma vez resolvido o problema, compartilharemos a solução para que toda a indústria a utilize.”, finaliza Jean-Marc. “Não se trata de vantagem competitiva, mas sim de fazer a coisa certa para o planeta”.

(Fonte: Site Embanews, 03 de novembro de 2020)