Aumento da vida e redução do desperdício de frutas, verduras e legumes – Com produção nacional, Plaszom apresenta a embalagem Extend


Controlar o desperdício mantendo a qualidade dos produtos frescos e perecíveis é desafiante, pois frutas e vegetais precisam de oxigênio e água para se manterem vivos. Para isso, as embalagens com atmosfera modificada passiva desempenham um importante papel e se tornam cada vez mais necessárias à medida que as indústrias e produtores buscam atender às demandas dos consumidores por alimentos frescos, higienizados, sem conservantes e com vida útil prolongada.

Com uma atmosfera rica em CO₂ e reduzida em O₂ que evolui gradativamente ao longo dos dias dentro da embalagem respirável (atmosfera modificada passiva), tal permeabilidade resulta em uma vagarosa maturação dos produtos, prolongando sua vida útil.

Com uma variação ampla da taxa de respiração de cada fruta ou hortaliça de acordo com a variedade, região, estação e temperatura, a projeção de uma embalagem com propriedades otimizadas era considerada complexa até o momento.

Através de equipamentos de alta tecnologia, na Plaszom, empresa integrante do FCO Group, a taxa de respiração de frutas, verduras e legumes é minuciosamente medida e analisada para que seja controlada, o que proporcionou o desenvolvimento dos filmes e das embalagens Extend, livres de embaçamento, ideais para cada produto, região e estação.

Com a embalagem ideal e respiração natural reduzida, se induz o produto fresco à dormência, garantindo o suprimento de oxigênio e água suficientes para mantê-lo vivo e estender seu frescor consideravelmente, contribuindo assim para o processo logístico e de consumo e para o menor desperdício dos alimentos.

(Fonte: FCO Group, 25 de novembro de 2022)