Artecola completa 75 anos com energia de jovem negócio e força transformadora da experiência


A Artecola completou sexta-feira, 5 de maio, os 75 anos de sua fundação. E chega a esta data como uma empresa renovada. “Temos a energia criativa de um jovem negócio e a força transformadora de uma experiente e sustentável companhia. Catalisamos todas essas inspirações para consolidar a visão de que unimos o que junto tem mais valor do que separado. E estamos muito felizes por contarmos com tantos parceiros que nos fortalecem e nos ajudam a projetar muitos outros anos de atividade”, comemora o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

Os 75 anos também são especiais por ser uma data difícil de ser alcançada por empresas. Menos de 0,5% das organizações brasileiras (dados do IBGE) passam de 50 anos de existência. Por isso, o aniversário foi festejado com uma grande celebração para convidados no sábado, 6 de maio, em um evento na Matriz (Campo Bom/RS), das 13h30 às 18h.

Com origem no Rio Grande do Sul e fundada por Francisco Xavier Kunst, a Artecola é hoje uma empresa multilatina. Soma um total de nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru, bases de onde atende um total de 18 países. “Quando falamos em empresa multilatina, falamos de uma empresa verdadeiramente integrada. Uma só companhia, mesmo com várias plantas em diferentes países. Esta nova configuração se refletiu em nossos processos internos e em nossas linhas de produtos”, relata o Presidente.

Há cerca de um ano e meio, a Artecola apresentou para o público externo uma nova identidade estratégica de marca. O nome Afix passou a identificar todos os produtos, no Brasil e no exterior. As embalagens e formulações de produtos foram unificadas. “Tudo o que temos hoje vale para toda a América Latina. O que um cliente encontra no Brasil, vai encontrar em todos os demais países em que atuamos, com a mesma qualidade e o mesmo visual. Esta é uma característica que assumimos quando nos tornamos a Artecola Multilatina”, enfatiza Kunst.

SUSTENTÁVEL – Outra forte referência da companhia é a Sustentabilidade. A ambição estratégica da Artecola é ser a melhor opção de parceria em Adesivos e Chapas Termomoldáveis da América Latina, promovendo o desenvolvimento sustentável da região. A empresa vem investindo forte no tema através de projetos estratégicos de Sustentabilidade, além da criação do Comitê e do Conselho de Sustentabilidade. “São iniciativas com o objetivo de implementar o Desenvolvimento ESG e consequentemente fortalecer a cultura de sustentabilidade com os stakeholders”, diz o executivo.

O desempenho econômico faz parte dos pilares da Sustentabilidade. A Artecola precisa ser lucrativa para dar suporte a resultados ambientais e sociais. A solidez dos negócios foi destacada com o encerramento da Recuperação Judicial, em julho do ano passado. “Comprovamos que o negócio químico era viável, como afirmamos desde o início da RJ. Catalisamos transformação para criar a cada dia uma empresa mais ágil e criativa”, comemora Kunst.

Por querer ser agente e promotora do desenvolvimento das comunidades onde está presente, a empresa atua também de forma proativa com o pilar social. As ações sociais são desenvolvidas para o público interno (colaboradores) e externo (comunidades). Entre as iniciativas recentes, está a criação do programa Somos Muitos, ampliando os temas de diversidade e inclusão, que já faziam parte dos treinamentos e reuniões.

No pilar ambiental, o direcionamento está principalmente na Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). Todo produto criado na Artecola deve ser reciclável e, preferencialmente, reciclado. Um exemplo desse princípio é o projeto Nobreza Sustentável ao Resíduo, que conquistou o Prêmio Primus Inter Pares Assintecal 2023 na categoria Sustentabilidade. “Trabalhamos juntos, entre três parceiros, no desafio de transformar 2,2 ton de resíduos em couraças sustentáveis para 800 mil pares de calçados. Foi uma inovação alinhada à nossa visão:  Unimos o que junto tem mais valor do que separado. A cocriação gerou mais valor para o mercado”, salienta Eduardo Kunst.

(Fonte: Marketing Artecola, 02 de maio de 2023)