Altas temperaturas impulsiona consumo de bebidas


O calorão previsto para os próximos meses e a economia mais favorável ao brasileiro devem aquecer as compras de bebidas durante o verão. É isso que aponta um novo estudo da Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

O consumo fora de casa de bebidas vem se recuperando gradativamente dos impactos da pandemia. Entre o verão 2021/2022 e a estação 2022/2023, houve alta de 26% no gasto médio, passando de R$ 90 para R$ 113. Os destaques do aumento de consumo em unidades ficaram para os energéticos (+64%) e a água mineral (+37%). Os principais motivos para o consumo, por sua vez, foram sabor (47%) e matar a sede (17%).

Os responsáveis por impulsionar as compras da categoria foram os jovens adultos, entre 18 e 29 anos (+41%), as classes A, B e C (+15%) e os residentes da região Nordeste (+20%). As aquisições foram feitas, sobretudo, nos hiper e supermercados (+34%), com ambulantes (+24%) e em bares (+21%).

Dentro do lar, também se notou crescimento de 19% no gasto médio no período estudado pela Kantar, indo de R$ 183 para R$ 218. As bebidas em destaque foram os energéticos (+41%) e os chás prontos (+27%). Vale ressaltar que a cesta de bebidas é bastante relevante no e-commerce, onde 2 milhões de lares compraram as categorias no canal online no último verão (alta de 4% na comparação com a temporada 2021/2022).

As compras foram realizadas, principalmente, nos canais porta a porta (+34%) e atacarejo (+21%). Moradores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (+26%), pessoas acima de 50 anos (+14%) e classes A e B (+12%) foram destaques em crescimento na comparação entre o verão 2022/2023 e o período anterior.

A expectativa da Kantar para a temporada 2023/2024 é de que a categoria cresça 5% ou R$ 1 bilhão em faturamento. “No último verão já houve importante retomada no consumo de bebidas, o que deve se intensificar neste ano. Fora do lar, hiper e supermercados avançam, mas mercadinhos/ mercearias ainda contribuem negativamente. Para esses canais, importante trabalhar a exposição em geladeiras, uma vez que os produtos devem estar prontos para o consumo”, afirma Luisa Teruya, Gerente de Marketing, da Kantar.

Calorão no varejo

Iniciado no último 22 de dezembro, o verão chegou com temperaturas acima do normal até mesmo para essa época do ano. A estação mais quente costuma também aquecer o varejo. Pesquisa feita pela Opinion Box mostra que 65% das pessoas aumentam os gastos nesse período. Tradicionalmente, as bebidas mais refrescantes também costumam vender mais: segundo a pesquisa, 38% dos brasileiros gastam mais com bebidas no verão.

“No Covabra Supermercados, a venda de bebidas costuma aumentar 30% nesta estação, sendo cervejas e refrigerantes os produtos mais buscados”, conta Fábio Saito, gerente de compras do setor de bebidas da rede. Com opções variadas, Saito conta que entre as bebidas não alcoólicas, refrigerante, água mineral, sucos e água de coco são as mais vendidas.

Já entre as alcoólicas, além da cerveja, estão entre as preferências do consumidor os drinks prontos, espumantes, vinho branco e rosé. “Todos os anos investimos em novidades para nossos clientes. Entre os lançamentos para o verão deste ano que podem ser encontrados em nossa rede estão o espumante italiano Brut Tosti e a bebida Beats tropical”, diz o gerente.

Com mais de 600 rótulos das principais regiões produtoras do Brasil e do mundo, a adega do Covabra possui uma variedade para todas as ocasiões. “Neste período de calor, os vinhos ideais são aqueles que trazem refrescância e frescos, como o branco e o rosé, além dos espumantes”, explica Saito.

Vinhos e espumantes

Se engana quem pensa em vinhos e espumantes somente no inverno. Essas bebidas estão em alta no país. Levantamento da consultoria Wine Intelligence aponta o Brasil entre os principais apreciadores de vinho na escala global, ficando em 14º no ranking dos mercados de vinhos mais atrativos. No consumo, a mesma consultoria registrou que o número de apreciadores de vinhos dobrou entre 2010 e 2022, atingindo 44 milhões de pessoas que consomem a bebida regularmente.

Pensando nisso, a Vinícola Aurora lançou em janeiro sua campanha nacional de verão.

“Só dá Aurora” convidar os consumidores a celebrarem a estação mais alegre do ano com espumantes, vinhos leves ou bebidas zero álcool.

A ação da vinícola, prestes a completar 93 anos de história, mostra que os produtos da marca podem ser degustados em qualquer um dos quatro cantos do país. Seja na piscina, nas praias do Nordeste ao Sul, nas cachoeiras do Centro-Oeste, no encontro das águas do Norte ou em outras ocasiões festivas, como o Carnaval.

(Fonte: Engarrafador Moderno, 22 de janeiro de 2024)