Alpha Clicheria inova no Brasil com a retícula “Bellissima DMS” de alta definição para flexografia


A Alpha Clicheria, uma das mais importantes e representativas empresas de pré-impressão, clicherias e soluções flexográficas do país, reafirmou a parceria com a inglesa Hamillroad com sua inovadora retícula de alta definição “Bellissima DMS”, para implantação no mercado flexográfico brasileiro.

Bellissima (italiano para o mais belo) DMS é a retícula digital modulada por frequência para flexografia, da inglesa Hamillroad e apresentada pela Alpha Clicheria ao mercado brasileiro. A Bellissima oferece um nível anteriormente inatingível de reprodução de imagem impressa para flexografia. Rivalizando com a qualidade da impressão tipicamente associada ao offset e rotogravura, a retícula Bellissima DMS está desafiando o futuro para embalagens flexíveis e rótulos.

“Somos a primeira empresa na América do Sul a implantar a Bellissima com exclusividade, e, na primeira vez que ela foi impressa, percebemos que esse é o ponto de inflexão que mudará para melhor a indústria flexográfica brasileira”, comenta Fabiano Momesso, executivo da Alpha Clicheria.

Fabiano acrescenta: “Nós nos alinhamos com as empresas internacionais que estão comprometidas em fornecer a seus clientes, marcas e convertedores, as melhores tecnologias flexográficas. O investimento nessas novas tecnologias tem sido uma parte essencial do nosso sucesso. A inovadora retícula flexográfica “Bellissima”, é extremamente interessante para o mercado brasileiro. Nosso objetivo é fornecer o mais alto nível de qualidade aos nossos clientes e agregar valor ao mercado de embalagens flexíveis, com a implantação desta inovação.”

“Estamos muito otimistas quanto aos resultados que alcançamos até agora”, comenta Fabiano.

Bellissima DMS

É uma tecnologia de formação de retículas em tom contínuo, sem as famosas “rosetas”. Os pontos são modulados por frequência, causando aparência de impressão digital. A retícula Bellissima utiliza tecnologia inovadora que combina as melhores características das retículas AM, FM e CS, evitando suas limitações e problemas. Aumenta consideravelmente a qualidade e a estabilidade do trabalho de flexografia. Usando a retícula Bellissima, a impressão terá uma qualidade de imagem inigualável, com aparência visual equivalente a 150 LPC, sendo fácil de imprimir e controlar na impressora, pois caso haja um desvio de registro não causará impacto na produção.

A retícula fornece tons lisos e planos e impressões livres de moiré. As sombras desvanecem suavemente para nada, com pontos impressos tão baixos quanto 1% e pontos de sombra até 99,5%. Trabalhando em resolução de gravação a 4.000 dpi, a retícula patenteada inclui recursos como opções de padronização de superfície sólida de 100% e proteção sólida de objetos. A inovadora retícula Bellissima proporciona economia de tinta, que pode ser configurada pelo software baseado em GCR, cuja função é realizar um melhor aproveitamento da separação de cores que causará impacto na economia de tinta. O desenho da tecnologia foi elaborado pensando também na melhoria do impacto causado no conjunto de impressão. Em geral a retícula elimina ou ameniza esse impacto, podendo aumentar ou manter a velocidade da impressão.

(Fonte: Assessoria de imprensa Alpha Clicheria, 20 de abril de 2022)