Adimax lança linha ‘Fórmula Natural” em embalagem com poliéster reciclado pós-consumo (PCR) da Terphane


Com a proposta de reforçar seu compromisso com as boas práticas ambientais e com o desafios de minimizar o impacto de seus produtos/embalagens no planeta, a Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil, adotou a linha de filmes sustentáveis Ecophane da Terphane, líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player global, para os produtos da marca ‘Fórmula Natural’. “Estas embalagens são inéditas no mercado brasileiro de pet food“, celebra André Gani, Diretor de Vendas & Marketing da Terphane.

Como explica Leonardo Dalmagro, Gerente de Desenvolvimento de Embalagens da Adimax, “o projeto é o resultado da busca constante da empresa por alternativas que aprimorem seu produto final e o mantenha alinhado aos princípios de sustentabilidade durante todo o seu ciclo de vida, da produção, passando pela embalagem e chegando ao descarte. E para promover esta relação perfeita entre produto e embalagem, nada mais adequado para uma linha que leva ‘natural’ em seu nome, que a solução seja um filme plástico sustentável”.

Os bags plásticos, com capacidade para 500 gramas da ‘Fórmula Natural’, são produzidos pelo Grupo Copobrás com os filmes PET PCR (poliéster reciclado pós-consumo) da linha Econphane que é o resultado de extensivas pesquisas e muita tecnologia de ponta. Este filme tem, no mínimo, 30% de PET reciclado em sua composição.

Além disso, os filmes da linha Ecophane são os únicos de poliéster com PCR (PET reciclado pós-consumo) no Brasil e no mundo aprovados pela ANVISA inclusive para contato direto com alimentos. Nos Estados Unidos e Europa, a linha Ecophane já é comercializada com sucesso, com aprovação da FDA e EFSA (União Europeia).

Lançados em 2019, estes filmes estão alinhados à uma demanda crescente do mercado global por materiais que garantam a produção de embalagens recicláveis e com conteúdo reciclado. No Brasil, o poliéster é a única resina que, após reciclada, pode ser usada na produção de novas embalagens para alimentos. Além de garantirem um menor uso de matérias-primas virgens, estes filmes estão inseridos no conceito de economia circular: o PET descartado na forma de embalagens, garrafas ou outros itens é coletado, reciclado e volta a ser embalagem.

“Desenvolvermos a linha Ecophane com base na plataforma de sustentabilidade da Terphane que está alinhada às necessidades de brand owners como a Adimax. Empresas que querem associar suas marcas e produtos a embalagens cada vez mais sustentáveis”, completa André Gani. Nesta plataforma de sustentabilidade, a Terphane estabeleceu como prioridades ações socialmente e economicamente positivas em suas plantas, produtos e na comunidade, além de, sempre que possível, integrá-las ao conceito de economia circular.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Terphane, 16 de setembro de 2021)