ABIHPEC: setor cosmético tem alta de 0,6% no faturamento de janeiro a maio


De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor cosmético registrou uma alta modesta de 0,6% em faturamento (vendas ex-factory) e crescimento de 2,8% em volume (toneladas) entre janeiro e maio de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

A entidade informa que grande parte desse resultado é reflexo do aumento expressivo no consumo de produtos da “cesta Covid-19”, que abrange itens como álcool em gel, sabonetes (líquido e em barra), papel higiênico e lenços e toalhas de papel. O destaque é álcool em gel: de janeiro a maio deste ano, o item vendeu mais de 6,3 mil toneladas, contra 0,2 mil toneladas no mesmo período em 2019, correspondendo a um crescimento de 3.127% (volume/ton) e 2.206% em valor de vendas.

No segmento de higiene pessoal, o sabonete líquido apresentou o maior crescimento, de 24, 3% (volume/ton) e 18, 9% (valor de vendas). Dadas as circunstâncias de isolamento social e mudanças nos hábitos de consumo, a ABIHPEC ressalta que o crescimento de 0,6% é visto de forma positiva. A avaliação do mês de maio ante o mesmo período de 2019, mostra recuperação nos resultados econômicos do setor, com  aumento de 5,2% em valor de vendas e de 4,3% em volume, o que possivelmente é reflexo positivo do Dia das Mães, sobretudo no segmento de perfumaria, que obteve alta de 7,2% em valor de vendas e de 8,9% em volume.

Os números também sinalizam o início de uma recuperação do setor, em relação aos meses de março e abril deste ano. A expectativa é de um resultado melhor para o setor no segundo semestre, com estimativa de 1,1% de crescimento para 2020. Em 2019, o setor teve crescimento de 4,2%, atingindo um valor de vendas ex-factory de R$ 55,7 bilhões, resultado positivo mesmo em meio a recessão econômica e a realidade tributária do setor, o segundo mais tributado no Brasil.

(Fonte: Cosmetics Online, 09 de julho de 2020)