Abates de frangos e suínos batem recorde no 1º tri


Os abates de frangos e suínos brasileiros no primeiro trimestre foram recordes enquanto o abate de bovinos caiu para o menor número desde 2012, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O abate de frangos somou 1,5 bilhão de cabeças, alta de 5% ante o mesmo trimestre do ano passado e 2,8% superior ao quarto trimestre do ano passado. Esse foi o melhor resultado desde o início da série histórica do IBGE em 1987.

Dezessete das 25 unidades federativas registraram aumento nos abates na comparação anual, incluindo Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Bahia.

O abate de suínos subiu 5,2% na comparação anual, para 11,9 milhões de cabeças, o maior número desde 1997, impulsionado por aumentos em 17 estados, incluindo Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, entre outros. Na comparação com o trimestre anterior, houve queda de 0,2%.

Já o abate de bovinos caiu 8,5% no primeiro trimestre, ante igual período do ano passado, a 7,25 milhões de cabeças, diante de reduções em 20 das 27 unidades da Federação acompanhadas pelo IBGE, incluindo Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, houve queda de 10,2%.

(Fonte: Carnetec, 12 de junho de 2020)