A importância da tipografia para o design de embalagens


Existem diversos fatores que influenciam o modo como uma pessoa percebe uma embalagem: formato, tamanho, cores, ilustrações, linhas gráficas e, claro, tipografia. Esse último elemento é um dos mais relevantes para transmitir a mensagem que a empresa deseja passar com seu produto.

Por isso, no artigo desta semana, falaremos sobre o papel da tipografia nas embalagens e daremos algumas dicas de boas práticas.

Definindo e exemplificando

A tipografia em embalagens refere-se a tudo aquilo que você de alguma forma consegue ler. Estamos falando dos tipos de caracteres utilizados (letras, números, pontuações e símbolos), além dos estilos, formatos e arranjos visuais das palavras. Isso tudo deve ser planejado com cuidado: não só porque diferentes tipografias impactam de diferentes maneiras, mas porque cada uma delas deve se relacionar bem com os demais elementos gráficos do rótulo, ser extremamente legível e ainda conquistar a atenção de consumidores.

Quando aplicada de forma acertada, a tipografia confere ao design da embalagem uma personalidade que a torna única entre tantos concorrentes, além de transmitir a mensagem da marca antes mesmo da pessoa ler o que está escrito.

Alguns tipos de fontes comunicam um estilo mais clássico ou contemporâneo, enquanto outros passam uma mensagem mais séria e elegante no lugar de uma mais lúdica e descontraída. No exemplo abaixo temos duas garrafas contendo, tecnicamente, o mesmo produto, mas que optaram em seguir caminhos completamente opostos para engajar seus consumidores.

Já parou para pensar como determinadas palavras com uma fonte maior ou em negrito atraem o nosso olhar antes de qualquer outra informação no rótulo? É o caso dessa marca que deu ênfase aos sabores de seus chocolates.

Algumas embalagens são mais contidas e usam de duas a três fontes para todos os seus caracteres, mas outras brincam com diferentes tipos de tipografias e aproveitam essa experimentação para ficar em evidência nas prateleiras.

Boas práticas de tipografia

Como você pôde perceber, não existem exatamente regras de tipografia para embalagens, mas é possível listar algumas boas práticas. Segundo o site Designhill, estas são quatro dicas interessantes:

1. Dê atenção especial ao texto: uma embalagem cujo rótulo é composto apenas por fotos ou ilustrações pode não apresentar informações suficientes para encantar consumidores. Apesar das imagens ajudarem bastante, algumas marcas são bem-sucedidas utilizando apenas uma tipografia eficiente.

2. Selecione o tamanho de fonte que está mais de acordo com o produto: a dimensão da tipografia deve considerar quem está lendo e em qual contexto. Embalagens de preservativos costumam ser mais discretas, enquanto embalagens de cereais tentam atrair o máximo de olhares possíveis (principalmente de crianças!).

3. Escolha a cor da fonte que está mais de acordo com o produto: pensando no contraste que proporciona a melhor legibilidade, muitas marcas colorem seus caracteres de branco ou preto. Mas uma boa estratégia de tipografia é usar cores que se relacionam diretamente com o que está dentro da embalagem. No exemplo abaixo, a combinação do marrom com o amarelo nas letras cria instantaneamente a imagem de um chocolate com manteiga de amendoim.

4. Conecte-se com o seu público-alvo: a tipografia e, de forma geral, o design de uma embalagem estão alinhados com o consumidor e seu estilo de vida. Muitas vezes, só de olhar para uma embalagem a pessoa já sabe se ela entra ou não em seu orçamento. Por isso, é preciso pensar com cuidado se a fonte empregada será mais refinada ou mais despojada.

São vários os caminhos que podem ser tomados pelas empresas ao criar o design de suas embalagens e a tipografia sempre terá um papel essencial nesse processo. Se ela não for devidamente elaborada, consumidores podem receber a mensagem errada ou simplesmente não entender o que está escrito.