93% dos consumidores mantêm hábito de limpeza adotado durante a pandemia


Durante a pandemia, 85% dos consumidores adotaram um novo hábito de limpeza, conforme pesquisa da fabricante Flora, dona das marcas Minuano, Assim e Brisa. E, entre essas pessoas, 93% mantêm esse comportamento até hoje. A principal mudança diz respeito ao ato de desinfectar outros ambientes da casa além da cozinha e do banheiro.

De acordo com Samir Jarrouj, diretor de negócios da unidade home care da Flora, os antibactericidas, que já eram difundidos em sabonetes, passaram a compor o sortimento de produtos para lavagem de roupas e limpadores de forma geral. “A desinfecção remete o consumidor a uma limpeza mais eficiente, por isso acreditamos que esse hábito tenha vindo para ficar”, avalia o executivo.

Esse e outros comportamentos que se consolidaram no pós-pandemia precisam ser contemplados no sortimento pelos varejistas. Evidentemente, há redes mais antenadas e ágeis com as mudanças, enquanto outras ainda têm oportunidade de ajustes. Nesse sentido, Samir explica que o time da Flora tem procurado trocar informações dessa natureza com os clientes, ajudando na adaptação do mix.

“A indústria consegue, a partir do seu conhecimento, contribuir com o varejo para definir um sortimento mais adequado, bem como a melhor maneira de expor, o planograma ideal, entre outros aspectos”, comenta o diretor de negócios. Para ele, esse é o tipo de conversa que o varejo e o cash & carry precisam estar abertos para ter com o fabricante e vice-versa. Para a indústria, isso é importante uma vez que o Brasil tem dimensões continentais, Estados e cidades muito diferentes.

Outra tendência entre os produtos de limpeza é agregar atributos de perfumaria. A linha de sabão em pó Assim, por exemplo, está ganhando a versão Micelar e a Bicarbonato, que também oferecem uma limpeza mais profunda. Essa associação com o mundo da beleza tem se tornado cada vez mais comum, com o intuito de suavizar a tarefa de limpar a roupa ou a casa e oferecer um cuidado a mais para o/a consumidor(a).

A Flora também lançou recentemente o Albany Perfumes da Natureza, que traz a perfumação como característica principal.  O produto pode ser encontrado em quatro versões: lavanda, lírio, rosa e frutas vermelhas. “Essa novidade atende a necessidade do consumidor de eficiência e prazer”, explica Samir. Comercializado há dois meses, a nova linha já responde por 30% de todo o portfólio da marca Albany.

(Fonte: S.A. Varejo, 12 de junho de 2023)