2020 começa ‘animado’ para os supermercados


Ao que tudo indica, a expectativa do melhor Natal dos últimos quatro anos se concretizou. Uma pesquisa realizada pela APAS (Associação Paulista dos Supermercados) indicou, ainda em dezembro, que 78% dos empresários do setor supermercadista já acreditavam que 2020 será um ano melhor que o anterior.

Responsável por 24% das vendas anuais, o mês de dezembro é, tradicionalmente, o melhor mês de vendas do ano, somados os resultados da Black Friday e do Natal. A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) também mostrou que o percentual de empresários com confiança geral na economia e no governo subiu de 35% para 39%. Já o pessimismo caiu de 20% em outubro para 14% em novembro.

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/47808/1580389118/$dsglfwpzzg9

O ânimo dos empresários tem ainda como pano de fundo o fato das vendas estarem subindo desde junho, quando o governo federal começou a liberar o FGTS. Os supermercadistas acreditam que em 2020 o setor terá um crescimento superior ao 1% que deve ser registrado em 2019. Para 56% dos entrevistados pela APAS, a taxa de juros deverá continuar em queda ao longo do ano.

Parte da expectativa passa ainda pela aprovação do governo federal que continua com perspectivas positivas de satisfação futura devido às reformas tributária e administrativa propostas pelo ministro Paulo Guedes.

E se as vendas despontam, o ritmo das indústrias de embalagem acelera. Nos últimos meses de 2019, foi consenso entre os empresários do setor, uma reação ao consumo de embalagens plásticas flexíveis.

(Fonte: Flex Tendência, janeiro de 2020)