ABRE

Panorama do Mercado de Celulose e Papel


Tendências Globais

As tendências demográficas, como a urbanização e o crescimento da classe média, impulsionam a demanda de celulose, enquanto a incerteza política prejudica o comércio global.

TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS

Crescimento populacional, expansão da classe média e urbanização aumentam a demanda por celulose.

TENDÊNCIAS GEOPOLÍTICAS

As tensões e os incidentes geopolíticos entre grandes potências como os EUA, Rússia, Oriente Médio e China, juntamente com os conflitos regionais, podem aumentar o risco.

IMPACTO NOS MERCADOS GLOBAIS DE CELULOSE

O aumento da urbanização e da classe média tem forte correlação com o aumento das taxas de renda, que, juntamente com o aumento da população, criam uma maior demanda de celulose em vários usos finais.

O crescimento populacional por si só não leva necessariamente ao crescimento da demanda de celulose. É necessário que venha em conjunto com o crescimento do poder de compra da população.

TENDÊNCIAS ECONÔMICAS

Crescimento da economia mundial combinado com aumento da atividade fabril e do consumo em regiões emergentes.

IMPACTO NOS MERCADOS GLOBAIS DE CELULOSE

A demanda por celulose e papel aumenta especialmente nas regiões onde cresce a industrialização e nos mercados emergentes.

O aumento da atividade fabril e da riqueza em regiões emergentes se traduz em crescente demanda por embalagens e produtos de higiene.

IMPACTO NOS MERCADOS GLOBAIS DE CELULOSE

A digitalização pressiona a mídia/produtos impressos, o que pode ser observado no declínio do consumo dos papéis de Imprimir e Escrever.

Simultaneamente, a digitalização possibilita acelerar a produção e melhorar a qualidade.

Inovações em barreiras continuarão a ser estudadas e desenvolvidas.

A busca pela sustentabilidade — com ênfase no potencial futuro de reciclabilidade e repolpáveis — e os avanços tecnológicos têm incentivado investimentos para desenvolver embalagens de papel com novas barreiras.

(Fonte: Newspulpaper, 24 de outubro de 2025)

Deixe seu comentário