Novo dispositivo ajuda consumidores a personalizar suas escolhas de fragrâncias


L’Oréal e Emotiv, empresa de neurotecnologia, fecharam uma parceria para ajudar os consumidores a fazer escolhas precisas e personalizadas em torno seus desejos de fragrância. Combina um dispositivo de neurotecnologia com aromas e algoritmos proprietários da L’Oréal.

“Estamos constantemente desenvolvendo experiências inovadoras e personalizadas para nossos consumidores”, diz Guive Balooch, chefe da Incubadora de Tecnologia da L’Oréal. “A interseção de neurotecnologia, IA e ciência é um próximo passo empolgante. A ciência de escolher uma fragrância é muito complexa. Esta parceria promete inovação para toda a indústria da beleza, pois esta é realmente a primeira vez que os consumidores terão acesso a uma experiência de última geração na loja que usa a neurociência para fornecer conselhos personalizados e precisos sobre fragrâncias”, completa.

Criada pela Technology Incubator da L’Oréal, a marca de luxo Yves Saint Laurent e uma equipe de especialistas em fragrâncias, juntamente com a Emotiv, a experiência única de consulta de fragrâncias conecta respostas neurológicas às preferências de fragrâncias por meio de um fone de ouvido multissensor baseado em EEG.

O fone de ouvido usa algoritmos de aprendizado de máquina que interpretam o EEG, enquanto os consumidores experimentam famílias de aromas proprietárias, para fornecer a capacidade de detectar e monitorar com precisão o comportamento, as preferências, o estresse e a atenção em contextos do mundo real. A experiência inédita ajuda os consumidores a determinar o perfume perfeito adequado às suas emoções.

“Juntamente com a L’Oréal, esperamos que esta parceria forneça insights únicos sobre como os consumidores se sentem em relação às fragrâncias e sobre como os aromas os fazem sentir através de uma lente imparcial”, diz Tan Le, CEO da Emotiv. “Estamos simplificando o processo de tomada de decisão conectando emoção e aroma por meio da tecnologia – de uma forma que ninguém fez antes. Enraizado na ciência e em insights poderosos, esse avanço tecnológico ajudará os consumidores a decodificar quais fragrâncias são mais adequadas às suas necessidades”, afirma o executivo.

Mais de três quartos (77%) dos consumidores querem que sua fragrância traga benefícios emocionais. Por meio de um teste cego, a L’Oréal também descobriu que as pessoas conectam várias emoções, incluindo felicidade e relaxamento, à sua preferência de perfume. Mais da metade dos consumidores com idades entre 12 anos e 34 anos dizem que escolhem uma fragrância com base em seu humor.

“Existem milhares de opções de fragrâncias e sabemos que pode ser um desafio para os consumidores navegar pelo vasto número de aromas e fazer a escolha certa para eles”, diz Stephan Bezy, gerente geral internacional da Yves Saint Laurent Beauté. “Através desse sistema imersivo, conseguimos obter para 95% das pessoas a fragrância certa personalizada para suas necessidades e desejos, o que é muito maior do que sem essa tecnologia. É um grande primeiro passo nesta categoria. Uma vez que sabemos quais aromas fazem as pessoas se sentirem felizes, energizadas ou outras emoções, podemos personalizar ainda mais as fragrâncias – o potencial é ilimitado”, diz

A experiência estará disponível em todo o mundo nas lojas Yves Saint Laurent em vários países ainda este ano e até 2023.

(Fonte: Household & Cosméticos, 26 de abril de 2022)